Escolas estaduais aplicam avaliações para fortalecer aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática

Palavras-chave:
As escolas da rede estadual de ensino têm até o dia 19 de setembro para aplicar a Atividade de Apoio ao Estudante II, que é uma das sete atividades avaliativas do cronograma do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). A atividade, enviada para as escolas no último dia 12, conta com dez questões de Língua Portuguesa e dez de Matemática. Os exercícios visam fortalecer as aprendizagens dos estudantes, considerando os dados obtidos no SABE. O público-alvo são os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, do 3ª ano do Ensino Médio e do 4º ano da Educação Profissional.
 
A prova SABE, que será realizada entre os dias 24 e 26 de setembro nas escolas, tem o objetivo de fortalecer o processo avaliativo nas unidades escolares, identificando indicadores pedagógicos que subsidiem a atuação da Secretaria da Educação do Estado e das escolas nos processos de aprendizagem dos estudantes. A Prova SABE baseia-se na prova do Sistema de Avaliação das Educação Básica e baseia-se na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que é a prova nacional que gera o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
 
“Trata-se de um conjunto de atividades avaliativas que fomentam a cultura de avaliação, isso é, diagnosticar a aprendizagem do aluno identificando os pontos de melhoria para poder intervir com base em evidências; fazer uma atuação pedagógica mais assertiva; e, também, preparar o estudante enquanto cidadão”, destacou a assessora técnica da Secretaria da Educação do Estado", Aline Barbosa.

Notícias Relacionadas