Encontro Estadual de Líderes de Classe reúne estudantes na Arena Fonte Nova

Foto: Geraldo Carvalho - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O 1º Encontro Estadual de Líderes de Classe da Rede Estadual foi marcado pela participação de, aproximadamente, 800 líderes de classe, vindos da capital e do interior, durante sua realização. O evento integra o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que acontece até sexta-feira (4), na Arena Fonte Nova, em Salvador, e teve temas pertinentes à juventude estudantil, como: tecnologia na escola, maioridade penal, projetos de vida e currículo escolar. Para os participantes, o Encontro de Líderes de Classe é a oportunidade de conhecer, compartilhar e agregar experiências para uma educação democrática e participativa.
 
Compondo a mesa-redonda sobre currículo escolar, a líder de classe, Laiane Vieira, 2º ano do Colégio Estadual Mimoso do Oeste, da cidade de Luis Eduardo Magalhães, acredita que este tipo de encontro é enriquecedor para todos os participantes. “A gente aprende muito, pega ideias de projetos que deram certo e leva para nossa cidade. Espero que aconteça com mais frequência”, afirma. Para Bruno Vieira, líder de classe do 2º ano, do Colégio Agroindustrial de Itapetinga, o encontro vai além da atuação do líder na escola, ele provoca mudanças, também, no próprio indivíduo. “Esse encontro aprofunda nosso pensamento, aqui conhecemos vários pontos de vistas que são transformadores”, resume.
Fotos: Geraldo Carvalho - Ascom/Educação
A professora doutora em Educação, da Universidade do Estado da Bahia, Leliana Souza, afirma que esses espaços são essenciais para fomentar uma juventude ativa politicamente. “O Estado e os professores estão de parabéns por esse encontro, porque são esses jovens que vão trazer a transformação social e política. Esse encontro permite uma aprendizagem colaborativa, onde os jovens e pessoas mais velhas convivem e debatem, e isso gera respeito e aprendizagem de ambos. Um encontro dessa natureza proporciona uma ampliação de conhecimento, e o conhecimento adquirido aqui nunca se esquece”, avalia.
 
Encontro de Líderes de Classe - O Encontro Estadual de Líderes de Classe busca o fortalecimento da cultura de participação estudantil nas escolas públicas da rede estadual e integra ações do Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. O encontro reúne estudantes, líderes de classe do Ensino Fundamental e Médio, que participaram dos Encontros Territoriais de Líderes de Classe, promovidos nos meses de outubro e novembro, pelos Núcleos Regionais de Educação (NRE). 
 

Notícias Relacionadas