Emitec fortalece a aprendizagem de mais de 13 mil estudantes de áreas remotas da Bahia

Foto: Ilustrativa

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), através do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), vem fortalecendo cada vez mais a aprendizagem dos estudantes que residem em áreas remotas da Bahia. Neste ano, o programa está beneficiando 13.606 estudantes que assistem às aulas transmitidas via satélite e em tempo real, por meio de estúdios/sala de aula instalados no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

Atualmente, o Emitec conta com 1.038 turmas espalhadas por 328 localidades, em 127 municípios baianos, abrangendo 26 Territórios de Identidade. Desde que foi criada pela SEC, em 2011, a modalidade já atendeu a mais de 230 mil alunos.

As aulas ocorrem em três turnos, nos anexos dos Centros Regionais de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica ou de Escolas de Vinculação. Nas salas, os estudantes contam presencialmente com os mediadores, que fazem a interlocução de dúvidas para os professores em estúdio e aplicam as avaliações. As aulas são gravadas, editadas e, posteriormente, disponibilizadas na Plataforma Anísio Teixeira (pat.educacao.ba.gov.br/emitec).

A coordenadora do Emitec, Flávia Carvalho, ressaltou a importância do programa. “Considero o Emitec um grande programa de inclusão, pois permite o acesso à oferta do Ensino Médio regular público, eficiente e de qualidade, para mais de 13 mil estudantes de localidades de difícil acesso. Trata-se de uma oferta planejada especificamente para esse público de adolescentes e jovens, respeitando as diversidades territorial, cultural, econômica e social. Um desafio que só é possível graças à possibilidade de interação através do uso das tecnologias digitais, além das visitas in loco”.

Investimentos – Nos últimos dois anos, a SEC investiu mais de R$ 28 milhões na modernização dos três estúdios usados na transmissão das aulas, com equipamentos de última geração (câmeras robóticas, telas touchscreens, gravadores digitais, monitores de áudio profissional e chroma-key, entre outros recursos tecnológicos) e na requalificação da estrutura instalada nos anexos dos Centros Regionais de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Cemit) e das unidades de vinculação, garantindo resultados ainda mais positivos no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes desta oferta de ensino.