Em Nova Soure mães se engajam nas atividades pedagógicas on-line dos filhos

Palavras-chave:
Os estudantes do Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Ferreira da Silva, localizado no município de Nova Soure, estão participando de diferentes atividades pedagógicas, de forma on-line, durante o período de suspensão das aulas devido à prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Dentre as ações adotadas pela escola voltadas ao processo de aprendizagem dos estudantes em suas casas estão: sala de aula virtual de planejamento da coordenação pedagógica através da plataforma Google Classroom; grupos de WhatsApp de estudantes, professores e pais; grupo de estudo na página do Facebook da escola, na qual são compartilhadas atividades e vídeos produzidos pelos professores; e atividades em formulários eletrônicos através do e-mail e-Nova e outras. As mães dos estudantes estão engajadas ativamente no processo.
 
É o caso de Jéssica Pereira Silva, que é mãe da estudante Ana Raquel dos Santos, 15, 1º ano. Ela aprovou a iniciativa da escola e está muito envolvida com o acompanhamento da filha. "Eu acho muito importante a escola disponibilizar essas atividades on-line porque os estudante não ficam sem fazer nada em casa e utilizam o tempo em casa para estudar e aprender mais", afirmou. Sua filha, Ana Raquel, disse que as atividades on-line estão sendo produtivas. "Estou estudando bastante em casa e, mesmo assim, é como se estivéssemos na sala de aula, pois estamos tendo contato com os professores e recebendo diversas atividades", revelou. 
 
Outra mãe engajada nas ações da escola é Iraci Barreto Oliveira, que todo dia participa da rotina de estudos de seu filho Kayky Barreto de Oliveira, 16, 2º ano. "Eu sempre estou motivando o meu filho, pois vejo com ele as atividades postadas, pesquiso outros conteúdos na internet para aperfeiçoar ainda mais o aprendizado dele. Acho muito importante os pais incentivarem seus filhos, ainda mais neste momento que estamos passando". Já Kayky disse que está gostando muito de estudar em casa. "Faço todas as atividades e assisto a todas as vídeoaulas, porque é muito importante estarmos por dentro de todos os assuntos para quando as aulas retornarem normalmente", concluiu. 
 
A coordenadora pedagógica, Robéria Aragão da Costa, falou sobre a importância da iniciativa. "Neste momento de distanciamento social, a escola pública possui um papel primordial de abraçar socialmente esta comunidade, possibilitando um estreitamento de laços através dessas atividades pedagógicas para estimulá-los a ficarem em casa estudando. Temos dialogado com parceiros e lideranças locais para que também possamos enviar atividades impressas para os estudantes que não têm acesso à internet e moram em regiões distantes da sede, a exemplo da zona rural".
 
Para a professora de Língua Portuguesa, Cintia Moreira, a escola deve ir além da sala de aula e a interação on-line está refletindo no aprendizado dos estudantes. "Estamos nos reinventando para estarmos mais próximos aos nossos estudantes, pois queremos que eles sejam mais conscientes e preparados para ler o mundo e esta concepção exige, como defendia Anísio Teixeira, uma educação em permanente reconstrução. Os nossos estudantes estão participando ativamente das atividades e aprendendo cada vez mais", comentou. 
 
Suspensão das aulas - O Governo do Estado prorrogou até o dia 03 de maio a suspensão das aulas em toda a Bahia. As aulas serão repostas na rede estadual de ensino.

Notícias Relacionadas