Em minicurso promovido pela SEC, estudantes mostram protagonismo na Robótica

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, nesta quinta-feira (17), o primeiro encontro do minicurso “Alfabetização e letramento científico na Educação Básica”, dirigido a estudantes da rede estadual de ensino da Bahia. Com o objetivo de ampliar os conceitos científicos e proporcionar ao estudante o desenvolvimento do pensamento crítico e investigativo, o evento foi realizado de forma on-line e contou com a apresentação do professor José Breno da Cruz e dos integrantes da equipe de Robótica Black Gold, formada por estudantes do Colégio Estadual Ouro Negro, em Candeias.

De acordo com o estudante Igor dos Anjos, da equipe Black Gold, o momento foi uma oportunidade de apresentar o protagonismo juvenil dentro do mundo científico. “Nossa apresentação destacou a motivação e o comprometimento com o desenvolvimento de projetos científicos, através dos quais trouxemos toda a nossa experiência da construção do projeto Cicloergômetro Itinerante Universitário, assim como as rotinas, as ferramentas utilizadas e os seus mecanismos. A dica para o aluno que estiver começando é pensar em um problema que esteja na sua comunidade e pensar em como solucioná-los”.

Para o palestrante convidado, José Breno da Cruz, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do

Sul, a ciência é responsável por romper as paredes da sala de aula e oferecer aos estudantes e à sociedade melhores possibilidades. "Os alunos precisam ter uma pergunta central bem definida, pensar sobre e desenvolver um protótipo com as possíveis soluções. A iniciação científica traz novos conhecimentos e apresenta para os estudantes o que fazer com o aprendizado. Este é o grande diferencial”, destacou.

Segundo Patrícia Oliveira, coordenadora do Programa Ciência na Escola da SEC, a iniciativa fomenta a Educação Científica na Educação Básica da Bahia, por meio de uma tecnologia educacional. “Possibilitamos o desenvolvimento profissional do professor e a formação de um estudante crítico, criativo, autônomo e capaz de protagonizar o seu processo de aprendizagem, considerando os paradigmas emergentes e o território educador”.

Black Gold - A equipe também é formada por Nadyne Almeida, Maria Juliana, Luana Rosado, Gabriel Beltrão, João Victor, Heitor Vitena e Marlon Santos. O grupo ficou em segundo lugar no torneio regional de robótica First Lego League, na categoria Champion Award.