Em live, SEC dialoga sobre a ampliação da vigência do Programa Bolsa Presença

Palavras-chave:
Para falar do Bolsa Presença e fazer um balanço do programa, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta terça-feira (26), uma live com o tema “Busca ativa e os possíveis impactos de políticas de assistência estudantil”. O programa, que teve seu prazo de duração ampliado até dezembro, está beneficiando 421.308 famílias baianas, alcançando 528.213 estudantes da rede estadual de ensino. Transmitido pelo canal da Educação Bahia no Youtube, o encontro foi mediado por estudantes e contou com a participação do subsecretário Danilo Melo. 
 
 
O subsecretário Danilo falou sobre a importância do Bolsa Presença, que tem como objetivo estimular a permanência no processo de aprendizagem escolar dos estudantes da rede estadual, considerando as especificidades da educação contextualizada e inclusiva.  “Neste encontro, trouxemos para a comunidade baiana uma prestação de contas e mostramos o que tem representado este programa inovador, inédito no Brasil e de grande abrangência social e que é fundamental para manter os nossos estudantes nas unidades escolares. É um esforço extraordinário do governo do Estado de cerca de meio bilhão de reais, com foco na segurança alimentar, no processo de inclusão e na busca ativa desses jovens”. 
 
Mediada pelo estudante João Vitor e pela colaboradora da SEC, Camila Dias, a live contou com uma palestra da diretora do Núcleo Territorial de Educação –Litoral Sul (NTE 5), Leninha Cavalcanti. “Em todo o nosso território, que reúne 26 municípios e seis distritos, contamos com essa ação afirmativa do Bolsa Presença, que parte de um projeto político do governo estadual que contempla as diferenças e as minorias, como socialmente são classificadas”.   
 
Participaram também o coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes; a diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cibely Amado; o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim; e a professora Vanessa Ribeiro, do Centro Estadual de Educacao Profissional Em Turismo Do Leste Baiano, em Santo Amaro. 
 
Sobre o Bolsa Presença – O Bolsa Presença faz parte das diversas ações do Programa Estado Solidário promovido pelo Governo da Bahia. A iniciativa, que já destinou seis créditos de R$ 150 por mês para as famílias dos estudantes da rede estadual de ensino cadastradas no CadÚnico e em condições de vulnerabilidade socioeconômica. A concessão do benefício está vinculada à assiduidade nas aulas ministradas pela unidade escolar em que o aluno esteja matriculado; à participação obrigatória nas avaliações de aprendizagem promovidas pela unidade escolar; e à manutenção dos dados cadastrais atualizados na unidade escolar e de sua família no CadÚnico.

Notícias Relacionadas