Em Bom Jesus da Lapa e Aporá estudantes participam de atividades on-line sobre o ENEM

Palavras-chave:
Com o objetivo de auxiliar os estudantes  para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM),  o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado no município de Bom Jesus da Lapa, e o Colégio Estadual Professora Áurea dos Humildes Oliveira, localizado em Aporá, estão realizando uma  série de atividades virtuais.
 
O projeto "Entre nó e laços, o ENEM é nosso" está em andamento no Colégio Modelo. Na primeira atividade, realizada nesta semana, o tema foi  "Arte e suas linguagens". A interação acontece  através da plataforma Google Meet, pelo Google Classroom, com abordagem de conteúdos da área de Linguagens e suas Tecnologias. Também serão realizados simulados no Google Forms e disponibilizados links, livros didáticos e atividades práticas.
 
A estudante Joyce Soares, 17, 3º ano, aprovou a iniciativa. "Em tempos difíceis, como o que estamos vivendo, é de extrema importância estarmos juntos e unidos com o propósito de dar continuidade à nossa vida estudantil. Acho muito importante esse intensivo para o ENEM, pois é uma nova forma de nos ajudar a seguir em frente de uma maneira diferente. Este projeto, com certeza, irá fortalecer o nosso aprendizado, pois todo esforço e dificuldade enfrentados agora serão lembrados futuramente por todos nós".
 
Já no Colégio Estadual Professora Áurea dos Humildes Oliveira, localizado em Aporá, os estudantes estão participando do projeto "ENEM virtual", que, além dos professores da escola, também conta com o apoio de professores parceiros da comunidades. As aulas virtuais acontecem em datas pontuais, através da plataforma Google Meet, e são abertas para estudantes egressos. Os estudantes recebem roteiros de estudos para estudar durante toda a semana, além de indicações de videoaulas, filmes, referências bibliográficas e artigos. Outra ação é o "Plantão de dúvidas", por meio do qual os professores tiram dúvidas dos estudantes através de grupos de WhatsApp, separados por áreas.
 
O estudante Gabriel de Almeida, 17, 3º ano, afirmou que as atividades virtuais estão ajudando na sua preparação. "Gostei muito da iniciativa do projeto e os materiais são interessantes, pois abordam os assuntos mais relevantes para o ENEM e nos motivam a manter os estudos neste período de distânciamento no âmbito da escola. O ENEM é a porta para ingressar no Ensino Superior e os professores do colégio querem nos ver mudar de vida", disse. 
 
ENEM 100% - Uma série de atividades também estão sendo promovidas pela Secretaria da Educação do Estado pelo projeto ENEM 100%. As aulas virtuais do Projeto ENEM 100%, por exemplo, acontecem sempre às terças e sextas-feiras, das 16h às 17h, e seguirão até 18 de setembro, envolvendo diferentes  componentes curriculares.  No Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), o estudante ainda tem à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas.  
 
Suspensão das aulas - As aulas na rede estadual de ensino estão suspensas por decreto governamental e serão repostas presencialmente, mediante elaboração de um novo calendário escolar.
 

Notícias Relacionadas