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Educando é premiado por redação em concurso da Defensoria Pública da União
A partir do trabalho pedagógico de estímulo à arte literária, “A cor do Brasil”, realizado durante todo o ano letivo, os estudantes do Colégio Professor George Fragoso Modesto, localizado no Complexo Penitenciário Lemos de Brito, no bairro da Mata Escura, vêm despertando o interesse pela leitura e produção textual. O resultado está rendendo resultados positivos, como a classificação do educando J.A.C.S. em segundo lugar na categoria estadual do 4º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), cujo tema foi “Promoção de Direitos Humanos e garantia de acesso à justiça”. A cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores baianos ainda está sendo definida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia.
Das mais de 60 pessoas privadas de liberdade que estudam no Colégio Professor George Fragoso Modesto, 15 participaram do concurso de redação, sob a orientação de três docentes da unidade escolar. No seu texto, J.A.C.S. abordou sobre igualdade e respeito como direito de todos, a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que está completando 70 anos de criação.
A professora de Língua Portuguesa da unidade escolar, Vilma Villas Boas, conta que a premiação do beneficiado é resultado de atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo por meio do qual os estudantes são estimulados à leitura e à produção de textos, como é o caso do 7º Sarau Literário, realizado dentro do projeto 'A Cor do Brasil', cuja proposta é compreender os paradigmas identitários do povo brasileiro e suas manifestações culturais.
Ainda segundo a educadora, a iniciativa busca utilizar as atividades culturais como forma de aprendizado e ressocialização dos envolvidos. “Para que participassem do concurso, fiz um trabalho inicial, trazendo para eles informações por meio de textos e vídeos sobre o que é e como surgiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 70 anos. Sou professora do premiado no concurso de redação há dois anos e percebo o seu crescimento, a sua evolução e a sua ânsia pelo conhecimento. Nosso trabalho tem uma importância grandiosa porque buscamos o caminho da ressocialização desse sujeito de direito que tem sede de aprendizado e de oportunidades”, pontua, destacando que ele receberá uma medalha pela conquista.
Sobre o concurso
O 4° Concurso de Redação da DPU tem como objetivo despertar nos participantes o interesse por temas relacionados à educação em direitos e cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate destes assuntos, nos ambientes educacionais da rede pública de ensino, das unidades prisionais e do sistema socioeducativo. Nesta edição, o tema exaltou os 70 anos da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O concurso recebeu 8.680 inscrições. Ao todo, foram 2.047 textos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; 396 do 1º ao 3º ano do Ensino Médio; 615 de alunos matriculados no ensino regular em cumprimento de medida socioeducativa; 5.446 de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que se encontram em situação de prisão nos presídios estaduais; e 176 da EJA em presídios federais.
O 4° Concurso de Redação da DPU tem como objetivo despertar nos participantes o interesse por temas relacionados à educação em direitos e cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate destes assuntos, nos ambientes educacionais da rede pública de ensino, das unidades prisionais e do sistema socioeducativo. Nesta edição, o tema exaltou os 70 anos da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O concurso recebeu 8.680 inscrições. Ao todo, foram 2.047 textos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; 396 do 1º ao 3º ano do Ensino Médio; 615 de alunos matriculados no ensino regular em cumprimento de medida socioeducativa; 5.446 de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que se encontram em situação de prisão nos presídios estaduais; e 176 da EJA em presídios federais.
O concurso é realizado em parceria com a Receita Federal (responsável pela disponibilização dos prêmios para os alunos); da Casa da ONU no Brasil; da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
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