Curtas são apresentados em sessão de cinema no 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola

Por meio do projeto de Produção de Vídeos Estudantis (Prove), estudantes de 870 escolas produziram, em 2014, filmes curta-metragem com questões relativas à realidade e ficção. Para a 2ª Mostra do Cine Prove, realizada nesta quarta-feira (29/10) durante o 3º Encontro Estudantil Todos Pela Escola ciência, arte, esporte e cultura, 15 curtas foram exibidos para alunos, professores e público em geral.

Acompanhando à sessão de filmes, o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, ressalta os benefícios do projeto para a educação. “É mais uma experiência bem sucedida, que chega ao seu segundo ano, e mostra este momento que a escola pública está vivendo de muita criatividade e busca por novos horizontes culturais,” destaca.

Cine Prove - Geraldo Carvalho

Com participação no vídeo “Bicho da Rodagem”, o estudante do 3º ano do ensino médio João Marcos Santos Lenares, 18 anos, do Colégio Estadual José Palles Sobrinho, do município de Encruzilhada, conta sobre a oportunidade de participar da Mostra. “O tema foi baseado em uma lenda de nossa cidade, e com o filme pudemos divulgar para outros locais um pouco da nossa cultura.”

A estudante Carolaine Teixeira Barreto, 17 anos, do Colégio Estadual Manuel Levi, do município de Uibaí, conta sobre a produção do documentário “Horizonte Cinzento”. “Eu e minha colega tínhamos o hobby de realizar gravações e tirar fotos e quando conhecemos o projeto nos inscrevemos sem esperar muito. Agora tenho vontade de prosseguir, até devido a oficina de roteiro que estamos participando, que nos dá mais embasamento”, diz.
A Oficina de Roteiro dirigido aos participantes do Prove, é realizada nos três dias do Encontro. “Os estudantes se mostram muito animados. Estão aprendendo a planejar melhor as suas produções. Ao final, iremos escrever um roteiro para mostrar toda a estrutura para esse quesito”, explica o professor da oficina Carlos Fontoura.

Premiação – Entre os 15 finalistas foram escolhidos três para premiação. São eles: “Horizonte cinzento” (autoras: Moara Araújo Silva, 16 anos, e Carolaine Teixeira Barreto, 17 anos, 3º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Manuel Levi, em Uibaí), “Bicho da rodagem” (autores:  Karine Sousa Viana, 17 anos, João Vítor Nascimento Souza, 17 anos, Rafael Araújo Silva, 17 anos, Suene da Silva Xavier, 17 anos, e João Marcos Santos Lenares, 18 anos, 3º ano do ensino médio, do Colégio Estadual José Palles Sobrinho, em Encruzilhada) e “Dezoito e vinte e dois” (autores: Marina Lima Freitas, 17 anos, Felipe Cunha de Oliveira, 18 anos, Vagner Lopes de Oliveira, 16 anos, Juliana Pinto de Oliveira, 17 anos, Ícaro Matheus Reis de Carvalho, 17 anos, 3º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Durval da Silva Pinto, em Conceição do Coité). O curta “Conectados” recebeu a menção honrosa; (autores: Ana Laura Silva Cardoso, 16 anos, Silmayoko Gomes da Silva, 16 anos, Isadora Beatriz Silva Sousa, 17 anos, Ericlécio da Conceição Firmino, 16 anos, Daniel Pitanga de Sousa Nogueira, 16 anos, 2º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Polivalente de Paulo Afonso).
 

Notícias Relacionadas