Curso Técnico de Redes de Computadores tem aulas iniciadas em Salvador

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Foram iniciadas, nesta segunda-feira (7), as aulas do curso técnico médio de Redes de Computadores, no Colégio Estadual Luiz Tarquínio, em Boa Viagem. A ação é realizada pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e conta com 80 estudantes, divididos em duas turmas. O curso terá duração de um ano e meio, carga horária de 1000h e formação certificada pelo Senai.
 
O secretário da Educação, Walter Pinheiro, destaca o diferencial na oferta do curso. “Este é um curso novo na rede Estadual, fruto de uma parceria estratégica com o Senai, com intermediação tecnológica. Além deste, estamos ofertando outros cursos novos, através da nossa Educação Profissional e Tecnológica, também  a partir de parcerias, inclusive no interior do estado, como é o caso do curso de Aquicultura em Santo Amaro, técnico em Administração também em Salvador, e Agroecologia em Wagner, Prado, Arataca e Ipiaú e Medeiros Neto”, destaca.
 
O gestor de cursos de educação à distância do Senai Bahia, Tadeu Dias, explicou como funciona o processo de aprendizagem. “Os estudantes assistem aulas transmitidas ao vivo pelos professores do Senai diretamente do nosso estúdio, situado em Lauro de Freitas, e auxiliados presencialmente por um monitor, em cada turma. São quatro horas diárias, onde usaremos diversos recursos, entre eles, o nosso ambiente virtual de aprendizagem, onde o aluno pode praticar o que é ensinado pelo professor, como por exemplo desenrolar um cabeamento de rede em uma empresa”, contou.
 
Já o coordenador de cursos de redes do Senai, Linaldo Santos, falou das oportunidades no mundo do trabalho. “O estudante que tiver essa formação poderá ser responsável por qualquer infraestrutura de médio ou grande porte de redes de computadores. Então eles gerenciam redes, usuário, contas, criam servidores, ou seja, qualquer suporte em uma empresa que tenha essa estrutura de redes”, ressaltou.
 
Fotos: Claudionor Jr
Em sua primeira experiência com um curso técnico, o estudante do 2º ano Henrique Pinto, 17 anos, Colégio Estadual Luiz Tarquínio, enxergou na oportunidade a chance de traçar um caminho profissional. “Fiquei sabendo do curso e achei bastante interessante, principalmente por ser voltado para a tecnologia, uma área que tem bastante espaço no mercado. Minha vontade é estar sempre aprimorando e essa chance dentro do próprio colégio ajuda bastante”, afirmou.
 
Essa também foi a visão da estudante do 2º ano, Dáfine Pereira, 16, do Luiz Tarquínio, que tem o objetivo de aprimorar seu conhecimento na área de tecnologia. “Um curso do Senai oferecido gratuitamente na nossa unidade me motivou muito a conhecer sobre o tema e optar por participar do curso. Assisti uma apresentação hoje que me deixou muito animada e confiante para seguir firme até o final”, concluiu.
 

Notícias Relacionadas