Contação de histórias encanta as crianças durante 5º Encontro Estudantil

Palavras-chave:
Foto: Joseane Bonfim - Ascom/Eduação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um ambiente colorido e divertido foi montado para que as crianças também possam participar do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que acontece até esta quinta-feira (23), com entrada gratuita, na Arena Fonte Nova, promovido pela Secretaria da Educação do Estado. No espaço ‘Contação de histórias’, educadores interagem e encantam as crianças com a arte da literatura infantil, por meio dos livros escritos por autores baianos e referenciados na realidade da Bahia, que foram editados e distribuídos pela Secretaria da Educação do Estado para as redes públicas de ensino, para contribuir com a alfabetização das crianças na idade certa, até os oito anos de idade.
 
Neste primeiro dia de encontro, o espaço recebeu a visita de estudantes da Educação Inclusiva, do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação  - CAS Wilson Lins. Por serem estudantes surdos, mudos e até com múltiplas deficiências, a atividade teve tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), feita por uma interprete da unidade de ensino.
 
 
Para a contadora de histórias e formadora do Pacto pela Alfabetização, projeto da Secretaria ao qual a atividade está vinculada, Márcia Mendes, participar do projeto e conviver ao lado de crianças é renovar as energias. “Nós tivemos um momento muito legal. Fiz o trabalho mais na arte de contar história. Busquei utilizar a ludicidade, a brincadeira e deixar a imaginação deles fluir. Foi uma experiência nova. Como é a primeira vez que vivo um momento deste, foi muito mais de aprender que de ensinar. Mas eu acho que eles gostaram, foram receptivos, interagiram bastante e este retorno é extremamente importante para o contador de história”, contou.
 
Durante os três dias de evento, estudantes da rede estadual poderão ouvir as histórias dos autores baianos da coleção Pactos de Leitura, que traz temáticas diversificadas e diferentes contextos sociais, culturais, lúdicos, artísticos, estéticos e históricos que valorizem a cultura do Estado.  O autor Saulo Dourado, apresentou seu livro e contou uma história “O que não se fala em Kenakina”, e avaliou a participação no evento. “Hoje foi uma experiência maravilhosa. Tive contato com um público novo. Por coincidência, uma das histórias do livro é sobre surdos, sobre a feira do silêncio, uma história que comecei a escrever quando minha mãe começou a aprender LIBRAS. Hoje, quando abri o livro, pensei que era essa a história que iria contar. Parece que eles se identificaram porque interagiram muito bem”, festejou.
 
De acordo com a professora do CAS, Ileuza Matias, estes momentos são fundamentais para o processo de inclusão. “Foi um momento muito especial  para os nossos estudantes. Eles interagiram muito com a história e questionaram se um dia eles também poderiam ser escritores. Foi bem motivador. Depois nós vamos refletir sobre toda esta vivência com eles no CAS”, comentou.
 
O Secretário da Educação, Walter Pinheiro, marcou presença no espaço e contou histórias para as crianças na terça-feira (22)
  
Atividade
O espaço irá promover a arte de Contação de Histórias enquanto produção e criação de textos orais e escritos de diversos gêneros. A contação de histórias é uma atividade fundamental que transmite conhecimento, estímulo à leitura, desenvolve a linguagem e é um passaporte para a escrita, além de despertar o senso crítico e alimentar os sonhos das crianças com os personagens infantis.

Notícias Relacionadas