Congresso reúne grêmios estudantis na Escola Parque

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, reafirmou hoje (13/09), durante o 4º Congresso da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (Ages), na Escola Parque, em Salvador, todos os esforços empreendidos pelo Governo do Estado, por meio do Programa Todos pela Escola, para garantir uma escola de qualidade e assegurar aos jovens o direito de aprender. “Não existe educação de qualidade sem uma escola de qualidade. E é esse o foco da nossa gestão que tem como slogan Todos pela Escola, sendo o estudante o motivo da escola existir”, destacou.

Carol Garcia/ Secom Bahia

O congresso reuniu estudantes de diversos colégios da capital ligados a entidades estudantis, a exemplo da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), e organizações civis, a exemplo do Coletivo É Preciso Ousar. O secretário Osvaldo Barreto destacou a importância de um evento como este que tem como foco a educação e um ambiente que promova e assegure o protagonismo juvenil.

“É uma grande honra ter sido convidado para estar aqui, hoje, com vocês. Parabenizo a todos pela realização de mais uma edição do congresso da Ages, pelo esforço de aglutinação dos grêmios em torno da luta estudantil”. O secretário Osvaldo Barreto lembrou que, no processo de democratização nas unidades escolares, o Governo do Estado instituiu a eleição para diretores e colegiados escolares e incentiva, cada vez mais,  a criação de grêmios”.

A presidenta da Ages, Raquel Borges, destacou que o congresso estudantil da entidade é espaço de debate privilegiado para os jovens baianos. “Nosso intuito, aqui, é fazer com que os jovens tomem cada vez mais consciência dos seus direitos e deveres”, afirma ao destacar a presença do secretário. “É a primeira vez que um secretário da Educação senta à mesa com representantes do movimento estudantil para discutirmos juntos sobre o tema da educação”, comemora a líder estudantil.

O diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro, acredita que o congresso contribui para estreitar, ainda mais, o relacionamento entre escola e estudantes. “É um momento importante de interatividade e de parceria entre o grêmio e a direção da escola com o objetivo de melhorar, cada vez mais, a qualidade da educação no nosso Estado”, pontuou.

O estudante Wendel Martins, do Colégio Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí,em Salvador, ressalta que o congresso da Ages “é tido como o maior fórum de discussão do movimento estudantil secundarista. É uma oportunidade de nós, estudantes, ganharmos mais consciência sobre nossos direitos”, avalia.