Concurso Literário em homenagem a Gregório de Matos está com inscrições abertas

Palavras-chave:

A Secretaria da Educação do Estado está com inscrições abertas, até esta segunda-feira (18), para o Concurso "Festa Literária na Rede Estadual de ensino: Gregório de Matos: Boca do Inferno". A adesão das escolas habilita os estudantes a participarem do concurso, que homenageia a vida e a obra do poeta satírico, lírico e improvisador, que também é conhecido como ‘Boca de Brasa’.

A iniciativa é aberta a todos os alunos dos ensinos Fundamental e Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos – EJA e Educação Profissional) regularmente matriculados, nos 27 Territórios de Identidade. A proposta é que os estudantes apresentem criações de arte literária em gêneros distintos (poesia, prosa, carta e cordel), contemplando a poética de Gregório de Matos.

A ação visa, a partir do programa Educar para Transformar, promover o protagonismo dos estudantes, a preservação da história e a memória dos autores brasileiros, fomentando a criatividade e a arte literária nas escolas, bem como a diversidade literária das expressões culturais da Bahia.

>> Faça os downloads dos documentos:

 

 

 

 

 

Cronograma
De acordo com o Edital N° 05/2017, publicado no Diário Oficial do Estado, as obras de arte literária dos estudantes devem ser enviadas até 18 de setembro. Ainda de acordo com o cronograma, a seleção das 20 criações – cinco de cada gênero literário – se dará entre os dias 20 e 21 de setembro de 2017.

Conforme o regulamento, os critérios de seleção são: exclusividade, originalidade, criatividade, clareza textual, pertinência à temática e atitude estética. Os resultados serão divulgados no dia 22 de setembro no site da Educação: www.educacao.ba.gov.br. As premiações irão acontecer dentro da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), em Cachoeira, de 05 a 08 de outubro deste ano.

Notícias Relacionadas