Concurso de Redação da Defensoria Pública da União está com inscrições abertas

A Defensoria Pública da União está com as incrições abertas para o 3º Concurso de Redação. Com o tema, “ Mas Direitos, Menos Grades” o certame visa promover a reflexão e o debate sobre a grave situação carcerária do Brasil assim como divulgar o relevante papel da DPU na prevenção e combate a violações de Direitos Humanos das pessoas em situação prisional do país.

Voltado aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio das escolas públicas brasileiras, inclusive da modalidade EJA, o 3º Concurso de Redação tem como proposta incluir, neste ano, alunos em cumprimento de medida socioeducativa, alunos do EJA do 6º ao 9º ano que se encontram em situação prisional nos Estados assim como pessoas em situação prisional nos presídios federais.

Tendo como parceiros o Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN, o Conselho Nacional de Secretários de Educação -  CONSED, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, a Receita Federal do Brasil e a Secretaria de Educação do GDF, o concurso oferecerá prêmios aos alunos que enviarem as melhores redações e as escolas que desenvolverem os melhores planos de sensibilização e mobilização. Também será concedida aos participantes em situação de privação de liberdade a remissão de 01 dia na pena.

Na perspectiva de ampliar a participação de educadores e alunos de escolas públicas de todo país, convidamos as Secretarias de Educação a divulgarem, em seus respectivos Estados, o 3º Concurso de Redação. Para tanto disponibilizamos, em anexo, cartaz virtual, cartilha de orientação aos professores e o Edital.