Competições de futsal, basquete, handebol e xadrez marcam o segundo dia dos Jogos Estudantis da Rede Pública

Futsal, basquete, handebol e xadrez marcaram o segundo dia dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), realizados durante o 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, na Arena Fonte Nova, pela Secretaria da Educação do Estado. Nesta quarta-feira (22), os atletas disputaram as finais estaduais das competições que promovem seletivas, durante todo ano, envolvendo escolas públicas de todas as regiões da Bahia. Pela tarde, o secretário da Educação, Walter Pinheiro, entregou as medalhas para as equipes femininas finalistas do handebol. O JERP continua, nesta quinta-feira (23), último dia do Encontro Estudantil, com o Festival de Capoeira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

A estudante Daiane Silva, 17 anos, do Colégio Estadual Duque de Caxias, no bairro da Liberdade, em Salvador, falou da empolgação de conquistar o título no futsal feminino. “Tivemos um bom desempenho durante toda a competição, por isso acho que foram válidos os treinos e sacrifícios. Fico muito feliz de ter a oportunidade de poder praticar uma atividade que gosto tanto na escola. O legal também é essa integração com os colegas, o que mostra o esporte como forma de união”, destacou.

Já para o estudante Lucas Nobre, 17, do Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, no bairro de Pernambués, ganhar a final do basquete masculino é a realização de um sonho. “Quando participamos do campeonato nos sentimos como nossos ídolos da NBA. Isso empolga bastante e contribui também para o nosso interesse de frequentar a escola,” contou.

>> Cique aqui para ver todas as fotos
>> Veja a programação completa

Pela primeira vez no evento, Mikael Andrade, 15, do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no bairro da Paz, falou do seu interesse pelo Festival de Xadrez. “Aprendi a jogar xadrez fora da escola e após ser implementado no colégio corri para me inscrever. A prática me ajuda na concentração e no raciocínio”, explicou.

JERP
Os Jogos Estudantis da Rede Pública são promovidos pela Secretaria da Educação da Bahia, nos 27 Núcleos Territoriais de Educação do Estado (NTE). O projeto tem a função de fortalecer a ação educativa na escola, por meio do esporte, envolvendo, anualmente, estudantes e professores de escolas das redes públicas federais, estaduais e municipais da maioria dos municípios baianos. No 5º Encontro Estudantil participam 700 estudantes que vieram de várias partes do Estado.