Com aulas marcadas para 9 de março, rede estadual inicia as matrículas

O período de matrículas da rede pública estadual de ensino começou na manhã desta terça-feira (24), nas escolas espalhadas pelo território baiano. Com o prazo estabelecido até 3 de março, muitos pais e alunos escolheram o primeiro dia para efetuar o procedimento. A dona de casa, Eliana Oliveira, foi uma das primeiras a chegar no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz, em Salvador, para matricular o filho, Eliel Oliveira, de 17 anos. “Sei que o primeiro é o melhor dia para matricular. Estou sempre atenta ao futuro de meu filho. Quero que ele seja uma pessoa de bem e isso depende do estudo na escola. Sei do valor que tem a educação”.

Pelo Sistema Gestão Escolar, a matrícula é feita de forma integrada entre as 1.369 escolas dos 417 municípios baianos. “Se o aluno quiser estudar em Feira de Santana ou Guanambi, por exemplo, ele pode fazer a matrícula aqui em Salvador ou em qualquer outro lugar. Isso melhora muito. Nós recebemos poucos pais e os alunos, confortavelmente, fazem as suas matrículas”, explicou a diretora-geral da unidade de ensino, Elízia Amélia Santos.

Fotos: Clauidonor Jr. Ascom/Educação
Nas escolas, a expectativa é a de que o atendimento seja realizado com agilidade, contemplando a todos que procuram vaga na rede pública estadual. Para Elízia, a praticidade no momento da matrícula deve aumentar inclusive o número de estudantes nas instituições. “Melhora muito. A gente tem a expectativa de obter cerca de 500 novos alunos aqui na escola, um número expressivo que, somado aos estudantes que renovaram as matrículas, deve chegar a 1.600 alunos. Acredito que isso aconteça com outras escolas também”, enfatizou a gestora.

Documentação

Nos postos de matrícula, os atendimentos acontecem por ordem de chegada. O interessado deve apresentar histórico escolar, certidão de nascimento ou carteira de identidade (RG), CPF e comprovante de residência. Os documentos passam por triagem e, regularizados, alunos com idade a partir de 18 anos ou responsáveis são direcionados para as salas de informática para concluir o procedimento.

A matrícula também pode ser feita pela internet, por meio do Portal da Educação, para os estudantes da rede que já são conectados com o Sistema de Gestão Escolar, da Secretaria da Educação do Estado. Também podem se matricular, via internet, os alunos da rede estadual que não renovaram a matrícula ou pretendem se transferir para outra unidade escolar da rede.

Para efetivar a matrícula pela internet, o estudante deve utilizar o código contido na carta de renovação ou carta informativa disponibilizada pela escola e, posteriormente, confirmar a matrícula na unidade escolar para a qual foi matriculado, por meio da entrega da documentação, obedecendo ao prazo estabelecido pelo comprovante de matrícula.

“O sistema está funcionamento bem, as matrículas acontecendo normalmente. O procedimento na rede estadual deixou de ser uma operação de guerra como era antigamente. Eram dias tumultuados, muitos professores lembram disso. Mas, com tecnologia e organização, nós superamos. A matrícula praticamente virou uma rotina da escola. Isso é resultado de um trabalho de estruturação na relação da secretaria [da Educação] com as instituições de ensino”, afirmou o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto.

Fonte: Secom Bahia