Colégios estaduais realizam DIA D do ENEM 100% e mobilizam estudantes para a inscrição no exame

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os colégios da rede estadual, da capital e do interior, realizaram, nesta sexta-feira (11), o Dia D ENEM 100%, uma das etapas de mobilização dos estudantes para que se inscrevam no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As inscrições seguem abertas até o dia 18/5, através do endereço https://enem.inep.gov.br/, com a gratuidade automática da taxa de inscrição para estudantes concluintes do Ensino Médio na rede pública. Durante todo o dia, as escolas disponibilizaram computadores e técnicos e professores se disponibilizaram para auxiliar os alunos no processo de inscrição.
 
No Colégio Estadual Paulo Américo, no bairro do Bonfim, em Salvador, a mobilização dos estudantes foi iniciada desde o último dia 7 e, até o momento, 70% dos alunos do 3º ano da unidade escolar já se inscreveram. Mesmo assim, o Colégio participou do Dia D Enem 100%, conforme explicou o diretor Ricardo Monteiro. “Aqui, a gente trabalha com a integração dos estudantes às atividades, buscando sempre conscientizá-los para a importância de cada ação, como o ENEM 100%. Estamos incentivando os estudantes a se inscreverem para o exame; orientando-os na inscrição e oferecendo uma logística de computador, internet e impressora; e, sobretudo, preparando-os para as provas que serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro”, afirmou o gestor.
 
Stefani Contreiras, 16, e Felipe Gaspar, 17, do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, também no Bonfim, falaram sobre a importância da iniciativa. “Acho bem oportuna a atividade, porque além de nos estimular a fazer a inscrição do ENEM, facilita a vida de quem não tem internet ou mesmo computador em casa. Sem falar que o processo é feito com mais segurança, porque temos orientação aqui”, comentou Stefani. Felipe também opinou: “É um passo à frente para a aproximação da escola com seus alunos, dentro de um novo conceito sobre Educação, em que o trabalho pedagógico não se resume à sala de aula”.
 
A mobilização dos 480 estudantes do 3º ano no Costa e Silva foi iniciada na semana passada. A estudante Taciane Muniz, 17, que alimenta o sonho de entrar em uma faculdade pública de Medicina, fala sobre o apoio que recebeu da escola. “Achei muito interessante o Dia D ENEM 100% porque estimula a gente a fazer a inscrição e também não corremos risco de errar no preenchimento da ficha. Daí saio daqui com segurança de que estou apta para fazer as provas”.
 
O superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Ney Campelo, ao acompanhar o Dia D ENEM 100% em algumas unidades escolares, falou sobre a ação. “Estruturamos o projeto em etapas e uma delas é estimular os alunos a regularizarem os seus documentos (RG e CPF), porque sem eles não é possível fazer a inscrição do ENEM. Também incentivamos à participação no Redijaê para que ele desenvolva a sua redação em um ambiente virtual e que possa tê-la corrigida. Isto é importante pois a redação é primordial para que tenha êxito nas outras disciplinas. Ainda dentro do ENEM 100%, estimulamos a realização pelas escolas dos aulões e videoaulas, dentro da fase preparatória que acontece até outubro. O ENEM 100% é, sobretudo, parte do nosso grande desafio, que é elevar os nossos indicadores educacionais”, enfatiza o gestor.
 
ENEM 100% - O projeto ENEM 100% engloba ações estratégicas voltadas para o fortalecimento das aprendizagens e funciona por etapas, que incluem a mobilização das unidades escolares; a inscrição e o registro dos inscritos; o fortalecimento das aprendizagens; e o Redijaê, que propõe que os estudantes escrevam e enviem suas redações para o ambiente virtual da Plataforma Anísio Teixeira e os textos são corrigidos por professores da rede estadual e por estudantes de universidades públicas e particulares e devolvidas para os alunos, com as observações necessárias para o aperfeiçoamento da escrita dissertativa. O ENEM 100% envolve, também, o apoio logístico (transporte e alimentação) para a realização das provas.

Notícias Relacionadas