Colégio Estadual Senhor do Bonfim realiza simulado preparatório para o Enem

Nesta quarta-feira (16/10), os estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio do Colégio Estadual Senhor do Bonfim chegaram à unidade de ensino com uma responsabilidade a mais: entrar em sala de aula para fazer a primeira parte do simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 26 e 27 de outubro. O clima era de expectativa porque estavam diante de uma oportunidade de testar seus conhecimentos em ciências naturais e humanas.

“Durante todo esse período, os estudantes estiveram muito interessados em participar das atividades preparativas. O simulado, no caso, é importante para os alunos sentirem o clima do Enem”, afirmou a diretora da escola, Andréia Sarraf. A gestora conta, ainda, que foram realizadas discussões sobre o conteúdo programático do Enem.

Já a professora articuladora da área de linguagem e redação, Graça Souza,  destacou que as aulas foram bem aproveitadas com a produção de textos cujas temáticas giraram em torno de assuntos atuais, como redes sociais, desenvolvimento tecnológico, racismo e manifestação popular. “Em sala de aula, sinalizei questões como conteúdo, estrutura e argumentação para que os estudantes praticassem seus textos conforme é exigido pelo Enem”.

Esperança – No pátio do colégio, após a prova, a esperança entre os estudantes era a de ter dado um passo importante para a vitória no Enem. Vitor Pereira , 19 anos, 3º ano, que pretende entrar em uma graduação de Educação Física, falou dos seus esforços: “Tenho estudado, feito várias redações para treinar, e esse simulado é uma experiência legal para nos preparar para a hora de fazer a prova de verdade”.

O colega Marcelo Tavares, 18 anos, que vai buscar uma vaga em um curso universitário de História ou Ciências Sociais, também concorda que fazer o simulado é uma experiência interessante. “Ajudou bastante para eu sentir como vai ser no Enem”. Dominique Ferreira, 18 anos, acredita que o simulado foi um estímulo para estudar mais para o Enem. “Achei super interessante a iniciativa do colégio de fazer essa prova de preparação”, disse a aluna, que pretende ser arquiteta.

A professora de sociologia, Ana Rita Colonnezi de Oliveira, responsável por uma das salas do simulado, ressaltou que a frequência superou as expectativas. “Os estudantes vieram em peso. Nessa turma, só faltaram sete alunos. Mesmo assim, alguns chegaram atrasados, mas não puderam fazer a prova assim como é no Enem. Eles levaram a sério, respondendo às questões com muito cuidado e atenção”, avaliou.

Os estudantes que ainda estão cursando o 2º ano, como Daniela Oliveira, 17 anos, e Uemerson Assis, 16 anos, também fizeram o simulado com seriedade.  “A prova foi um pouco difícil, mas tenho que dar um desconto porque ainda estou no 2º ano. De qualquer forma, achei muito legal a experiência”, disse Daniela. “Já comecei a me preparar para o Enem desde já”, reforçou o colega, que pretende fazer Biologia ou Gastronomia.

Preparação – O simulado, que prossegue nesta quinta-feira (17/10) com as provas de redação, português e matemática, in­tegra um con­junto de ati­vi­dades de­sen­vol­vidas pela uni­dade es­colar no in­tuito de pre­parar os es­tu­dantes para o Enem.

Pa­ra­le­la­mente às ações de­sen­vol­vidas nas es­colas da rede, a Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia dis­po­ni­bi­liza um es­paço es­pe­cí­fico para ajudar o es­tu­dante que vai fazer a prova. No Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), é possível con­ferir uma série de con­teúdos, como vi­de­o­aulas, jogos e sites te­má­ticos sobre o Enem. Além disso, a Se­cre­taria firmou uma par­ceria com o Ge­ekie Games, para ofe­recer um si­mu­lado on-line.

Notícias Relacionadas