Cientistas baianas da rede estadual de ensino participam de oficinas na FIOCRUZ

Palavras-chave:
Fotos: ASCOM / FIOCRUZ
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), realizou, nesta terça-feira (26), um encontro com professoras e estudantes da rede estadual de ensino com o objetivo de incentivar as alunas a se despertarem pelas áreas de ciência e tecnologia, a partir de oficinas e uma mostra com exemplos da atuação feminina na ciência. A ação, que reuniu representantes dos municípios de  
Salvador, Matina, Barreiras, Santa Cruz de Cabrália, Valença e Casa Nova, está em sua segunda edição e foi realizada na sede da FIOCRUZ, na capital baiana. 
 
Após serem recebidas pela diretora da Fundação, Marilda Gonçalves, as alunas e professoras participaram, pela manhã, de duas oficinas sobre os temas "O mundo invisível da célula" e "O desenvolvimento de diagnósticos". À tarde, as participantes realizaram uma visita na sede da FIOCRUZ e socializaram projetos em uma roda de conversa.
 
A iniciativa alegrou Emilly Iasmin, 17, que foi uma das vencedoras da 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), com o projeto "Pomada cicatrizante, angico vermelho de baixo custo 100% natural". “O contato com a ciência despertou a curiosidade de buscar por respostas diante de vários problemas. É um privilégio estar conhecendo um instituto tão importante para o desenvolvimento científico em nosso país e por ter sido convidada para participar do projeto Meninas Baianas na Ciência”, relatou a estudante do Colégio Estadual de Casa Nova. 
 
A estudante Evelin Maria, 16, que faz o 3° ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Central da Bahia, em Salvador,  ressaltou que o encontro de hoje foi importante para a sua formação como jovem cientista. “A iniciação científica tem propiciado uma experiência muito gratificante, importante para a minha formação. Sempre penso no futuro e tenho me qualificado constantemente. Tenho obtido muito conhecimento sobre coisas básicas das ciências e até as mais inusitadas e isso tem gerado um maior interesse por eventos científicos e até para fazer uma formação na área”. 
 
A ação realizada é fruto de uma parceria do Programa Ciência na Escola da SEC com o projeto Meninas Baianas na Ciência da FIOCRUZ. De acordo com Patrícia Oliveira, coordenadora do Ciência na Escola, os programas fazem parte de uma rede com o intuito de promover os estudos científicos no Estado. “O programa Ciência na Escola é uma ação estratégica, que promove a iniciação científica na rede estadual para professores e estudantes e tem como uma das suas estratégias a rede colaborativa e a rede formativa de parceiros, dentre eles, a FIOCRUZ. É com muita alegria que este evento está acontecendo depois de um contexto pandêmico, oportunizando às professoras e estudantes a experiência e vivência de poderem conhecer um laboratório onde as vacinas são criadas e produzidas e é uma referência na área da Saúde”.

Notícias Relacionadas