Centro Juvenil em Salvador promove cursos de verão para estudantes da rede estadual

Palavras-chave:
Fotos: Suâmi Dias - Ascom/Educação

Os estudantes da rede estadual começaram, nesta segunda-feira (8/1), a participar dos cursos de verão do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, localizado no Colégio Estadual da Bahia (Central), no bairro de Nazaré. São 240 vagas divididas em seis atividades: ‘Robótica’, ‘Piloto Virtual’, ‘Corpos - oficina de educação corporal’, ‘Eu, Escritor’, ‘Garagem de Aplicativos’ e ‘Fotografia’. Os cursos têm duração de duas semanas com carga horária de 16h, com exceção do Piloto Virtual com 12h, e ainda estão com matrículas abertas até o dia 10.

A diretora do CJCC Salvador, Isabel Cristina, destaca que os cursos de verão são uma demanda dos próprios alunos. “Quando termina o ano letivo os estudantes sempre perguntam sobre atividades nas férias, por isso criamos uma atividade com uma carga horária mais curta, porém que possa atender os estudantes interessados. Isso mostra a importância do trabalho realizado pelo CJCC, que atrai e promove esse interesse de aprender dos alunos”, explica.

Para o estudante do 2º ano, David Messias, 16 anos, do Colégio Estadual da Bahia – Central, a influência dos amigos colaborou para seu interesse no curso de Robótica. “Amigos que já tinham feito o curso me indicaram e estou muito contente com a oportunidade, principalmente por adorar disciplinas de exatas. Com essa atividade, nas férias, fiquei bastante interessado e resolvi me inscrever porque podemos exercitar ainda mais nosso conhecimento sobre o tema. Estou tão satisfeito que até para acordar cedo não foi problema”, brincou.

Também muito motivada estava a estudante Isabel Teixeira, 20, que concluiu o ensino médio em 2017, participou dos cursos de música do CJCC, e nas férias quer desenvolver a escrita. “Quero continuar a frequentar o espaço que me ofereceu muitas oportunidades, até mesmo profissional, já que vou seguir na área musical. E esse curso de verão ‘Eu, Escritor’ vem me ajudar muito no lado criativo”, ressaltou.

Inscrições
Para os estudantes ainda interessados nos cursos de verão as matrículas seguem até quarta-feira (10).  As atividades são destinadas a estudantes matriculados na rede estadual de ensino, cursando do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e da Educação Profissional, que irão participar dos cursos e oficinas no CJCC no turno oposto aos quais estão matriculados na escola. No ato da matrícula, o estudante deve apresentar as cópias do RG e CPF, comprovante de residência e de matrícula, duas fotos 3x4, além de documento com autorização de imagem assinada por pais ou responsável, com RG e CPF (dos pais) em anexo. Toda a documentação deve ser entregue na sede do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador, de segunda a sexta, das 8h às 20h.  
 
Sobre o CJCC
O CJCC é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. Atualmente, a rede estadual conta com cinco unidades em Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras e Itabuna.

 

 

Notícias Relacionadas