C.E. Desembargador Pedro Ribeiro é o grande campeão do III Encontro de Bandas Escolares

Foto: Amanda Chung
Nesta quinta-feira (29), mais um evento marcou as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia: a terceira edição do Encontro de Bandas Escolares. Desta vez, a disputa aconteceu na sede dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis (Neojiba), localizado no bairro da Liberdade, em Salvador, e teve como campeão o Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro, que conquistou o primeiro lugar do pódio.

O  evento  contou com a participação de, aproximadamente, 500 estudantes, todos membros das bandas marciais dos colégios estaduais Rubem Dário, Dinah Gonçalves, Professor Carlos Alberto Cerqueira, Desembargador Pedro Ribeiro e Centro Estadual de Educação Profissional em Gestao Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, além da Escola Municipal Edivaldo Boaventura.

O evento, que faz parte do resgate da tradição histórica do "Dois de Julho", é uma realização do Neojiba, com o apoio da União Estudantil das Bandas e Fanfarras. A iniciativa acontece desde 2019, promovendo uma competição entre os alunos e buscando valorizar a música e o talento dos estudantes baianos. “Para comemorar uma data tão especial, os 200 anos de uma data magna do nosso Estado, buscamos fazer uma homenagem a toda essa gente bonita com essa atuação tão maravilhosa das bandas e filarmônicas escolares. Estamos muito felizes no dia de hoje”, ressaltou o diretor Musical do Neojiba, Eduardo Torres.

Cada banda teve 20 minutos de apresentação, além de cinco minutos reservados para o grupo de dança. E cada performance apresentou, em média, sete músicas. As bandas foram avaliadas por um júri altamente técnico, composto por professores do Neojiba. Os colégios estaduais Desembargador Pedro Ribeiro e Dinah Gonçalves e a Escola Municipal Edivaldo Boaventura conquistaram, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugar, recebendo troféus como premiação. Vale ressaltar que todos os alunos participantes foram premiados com medalhas, representando o reconhecimento pela participação do evento, mesmo não estando no pódio.

A diretora do Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro, Rosemeire Alfaia, que estava presente na competição, compartilhou a sensação de ver a banda da sua escola sendo consagrada como campeã. "Nós, do Pedro Ribeiro, estamos muito felizes. Este é o resultado de um trabalho árduo e diário, mas tudo valeu a pena só de ver o sorriso e a alegria desses meninos".

Aluno do 1º ano do Ensino Médio do colégio campeão, João Victor Silva Oliveira Cerqueira, 15 anos,  compartilhou, com entusiasmo, o seu orgulho com o resultado da competição. “Foi uma honra estar aqui participando do evento e foi muito bom ver os membros da banda felizes. É um orgulho fazer parte da Fanfarra Legião Pedro Ribeiro e conseguir o primeiro lugar ao lado dos meus amigos. Eu agradeço muito a diretora da nossa escola e a Thiago, nosso regente”.