A Caravana Científica realiza visitas a locais que sirvam de aprendizado para as experiências estudadas em salas de aula e nos livros didáticos

Com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes da rede estadual de ensino para assuntos relacionados às ciências, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Programa Ciência na Escola, realiza o projeto Caravana Científica nas unidades escolares. A atividade busca apresentar, com visitas, locais que sirvam de aprendizado para as experiências estudadas em salas de aula e nos livros didáticos.

Para ter um maior alcance entres os estudantes, o projeto atua de forma interdisciplinar, possibilitando, também, que eles vivenciem o lugar onde moram. “As visitas são direcionadas para locais que são comuns aos alunos, por isso ele conhece e valoriza muito mais a região em que vive”, afirma a coordenadora do Ciência na Escola, Shirley Costa.

Uma das experiências recentes foi a visita, no início de agosto, dos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Professora Felicidade de Jesus Magalhães, em Jacobina, à estação de tratamento da Embasa. Com a união das disciplinas de história e química, os alunos puderam aprender e discutir sobre preservação do meio ambiente e o processo de limpeza da água potável do município. “Tivemos a oportunidade de receber informações do diretor da empresa, que nos apresentou todo o processo de limpeza da água. A partir daí, também discutimos a importância deste recurso para o planeta”, destaca a professora de História, Sabrina Lima.

Com essa oportunidade, o estudante do curso em Gestão e Negócios Jean Rodrigues, 17 anos, enxergou uma possibilidade para contribuir. “Temos um parque de cachoeiras no distrito de Itaitu, de Jacobina, que poderia oferecer água para consumo por meio de um sistema de tratamento alternativo. Já estou desenvolvendo um projeto e até recebi uma sinalização positiva do diretor da Embasa durante a visita”, ressaltou Jean.

O aluno explica que estes acompanhamentos presenciais podem trazer outra perspectiva dos assuntos trabalhados em sala de aula. “Eu achava que a água que saia diretamente da pia servia apenas para tomar banho, lavar as louças e o chão. Mas aprendi que temos um produto de ótima qualidade, e o seu consumo também é possível”, finalizou.

Ciência na Escola –  O Programa Ciência na Escola objetiva fortalecer aprendizagens prioritárias, em que se inclui a alfabetização científica e tecnológica nas escolas públicas estaduais, promovendo a formação de cidadãos críticos e atuantes em sua comunidade. Concebido numa perspectiva globalizada da sociedade, o Programa faz com que os estudantes  assumam o papel de jovens cientistas, investigadores das mudanças ocorridas nos espaços em tempos diferentes.

Notícias Relacionadas