Biblioteca do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva é revitalizada

Palavras-chave:
Fotos: Acervo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está ampliando a revitalização das bibliotecas escolares da rede estadual, com a implantação do Sistema de Bibliotecas Estaduais. Nas bibliotecas, são feitas reprogramação do espaço, modernização tecnológica e capacitação técnica. O Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, localizado no bairro da Ribeira, em Salvador, é uma das unidades de ensino da rede estadual que tiveram a biblioteca revitalizada, com 4.500 livros no acervo, área de pesquisa, sistema e consulta informatizada, além de cantinho de leitura.

O espaço atende a mais a mais de mil estudantes. “Esse novo espaço deu um incentivo maior aos estudantes e até mesmo aos funcionários da biblioteca que podem atuar em um ambiente de melhor estrutura”, explica a bibliotecária da unidade, Ana Tomásia. Ela ainda destaca que “os alunos possuem espaço para consulta de livros didáticos e de literatura, revistas, além de dois computadores à disposição para pesquisas online”.

A biblioteca também pode ser utilizada pelos professores para exposição de aulas e apresentação de trabalhos de classe. “O espaço é bem amplo, podendo acomodar uma turma de 50 estudantes. Também estamos promovendo o projeto ‘Intervalo Musical’, em que os alunos mostram os seus talentos. Acontece nas terças e quintas, pela manhã, e, nas sextas, à tarde,” conta Tomásia.

O estudante e presidente do grêmio estudantil, Nivaldo Lopes, 17 anos, afirma que “a oportunidade de possuir um espaço como esse dá chance aos alunos, em tempo de internet, de ter acesso a livros e revistas físicas num ambiente favorável ao aprendizado”. Já sua colega Estéfane Cristina, 16, enfatiza que a biblioteca “nos ajuda muito nas pesquisas para os trabalhos das disciplinas e disponibilizar livros de literatura incentiva a nossa leitura”.

Com a revitalização, a biblioteca implantou um sistema online que cataloga todo o acervo digitalmente. O sistema facilita a busca pelos livros de interesse e também oferece ao aluno a possibilidade de empréstimo por tempo determinado de uma obra.

Notícias Relacionadas