Aulões de revisão preparam estudantes da rede estadual para o ENEM

Palavras-chave:
Fotos: Ascom Educação
Começou nesta terça-feira (16) o terceiro e último ciclo dos Aulões ENEM 100%, realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, para estudantes da rede estadual. As aulas, que seguem até a próxima segunda-feira (22), acontecem no auditório do órgão (Centro Administrativo da Bahia - CAB), e abrange 1.600 estudantes de 40 colégios. Para o público externo que estiver interessado em acompanhar, as aulas estão sendo transmitidas, ao vivo, pelo Portal da Educação, das 8h30 às 11h30 e 14h30 às 17h30.
 
A iniciativa faz parte das ações de mobilização para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontece nos dias 4 e 11 de novembro. Na abertura do ciclo, foi realizada uma homenagem ao Dia do Professor, comemorado nesta segunda-feira (15 de novembro). Segundo o secretário da Educação, Walter Pinheiro, diversas ações vem sendo desenvolvidas pela Secretaria da Educação com foco no ENEM. “A Bahia é o estado do Nordeste com o maior número de inscritos no ENEM. Entre as ações, este ano, os aulões estão sendo realizados em três ciclos, para o envolvimento de um número maior de escolas, e com todas as aulas sendo transmitidas pela internet. Além disso, o portal da Secretaria disponibiliza milhares de conteúdos que podem ser acessados de qualquer dispositivo conectado à internet. Também temos mobilizado as escolas para realizem seus aulões, com orientações específicas para o exame, o fortalecimento da redação com o Redijaê e apoio logístico para a realização das provas”, destacou.
 
O superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campello, da Secretaria da Educação da Bahia, falou da importância dos Aulões dentro do projeto ENEM 100%. “Chegamos ao último ciclo promovendo uma ampla orientação e mobilização dos estudantes da rede estadual para que participem do ENEM. Queremos, com essa iniciativa, chegar à totalidade dos estudantes da rede para que tenham essa oportunidade de entrar no curso do superior, já que essa é grande porta de entrada para os alunos da rede pública. Lembrando que esse é um dos caminhos para a formação do aluno. Aqueles que querem seguir o mundo acadêmico devem ter o respaldo para seguirem a sua vontade”, destacou.
 
A estudante Laiane Santana, 18 anos, do Colégio Estadual Clériston Andrade, no bairro de Itacaranha, contou como a atividade ajuda no preparo para a avaliação do ENEM. “Esse projeto da Secretaria é importante porque nos deixa com a mente fresca para as avaliações, uma vez que estamos a poucos dias das provas. As dinâmicas desenvolvidas também relaxam e fazem o conhecimento fluir. Por isso considero fundamental ter essa oportunidade de sair da escola para aprendermos com pedagogias diferentes”, disse.
 
Já para o aluno Emerson Melo, 18, do Colégio Estadual Satélite, em Piatã, os Aulões fazem parte de um conjunto de ações que estão proporcionando um maior prepara para as provas. “Estamos tendo muitas atividades que estão nos proporcionando uma preparação adequada. Na escola, os professores estão muito compromissados onde estamos discutindo questões e avaliando as melhores formas de respondê-las. E com esta atividade de hoje ficamos ainda mais confiantes de conseguirmos nosso objetivo de ingressar em uma universidade”, avaliou.

Notícias Relacionadas