Atividades culturais marcam comemoração do Dia do Estudante na capital e no interior

Palavras-chave:

 

Fotos: divulgação

Os estudantes da rede estadual de ensino na capital e no interior estão celebrando, antecipadamente, o Dia do Estudante, comemorado no dia 11 de agosto, com várias atividades artísticas e culturais. A proposta pedagógica é marcar a data com ações que dinamizam o ambiente escolar e promovem o protagonismo estudantil.  Foi assim, por exemplo, no Colégio Estadual Deputado Henrique Brito, localizado no bairro de Brotas, que promoveu, de quarta a até esta sexta-feira (7 a 9), oficinas de dança e sessões de cinema, com direito à degustação de pipocas preparadas pelas profissionais da alimentação escolar.

 

No Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), localizado no Colégio Central, em Salvador, nesta sexta-feira pela manhã, os estudantes realizaram uma oficina de confecção de turbantes em uma ação intitulada “Faça sua cabeça”. Já no período da tarde, os participantes da oficina #PartiuMuseu aprofundaram os conhecimentos sobre a história da Bahia e do Brasil em visita ao Museu Náutico da Bahia instalado no Farol da Barra.

A oficina de turbantes teve o objetivo de evidenciar a identidade negra e fortalecer a aplicação da Lei nº 10.639 no espaço escolar e na comunidade. Esta lei estabelece a obrigatoriedade do ensino de "História e Cultura afro-brasileiras" dentro das disciplinas das grades curriculares dos ensinos Fundamental e Médio. A estudante Stefany de Santana, 18, que faz a oficina “Culturama”, disse que gostou muito de ensinar a outros estudantes a confeccionarem seus turbantes. “Foi uma forma de colaborar com o empoderamento negro, compartilhar conhecimento e, também, comemorar o Dia do Estudante”, afirmou.

Vista a museu 
Através da oficina #PartiuMuseu, ofertada no CJCC, quinzenalmente os estudantes visitam e exploram os museus de Salvador. Nesta sexta (9), o destino escolhido foi o Museu Náutico da Bahia, no qual eles apreciaram um dos mais importantes cartões postais da Bahia e, também, absorveram conhecimento sobre os acontecimentos que marcaram a história do povo baiano em uma verdadeira aula viva de História da Bahia e do Brasil. O estudante Anderson Conceição, 16, 2º ano, do Colégio Estadual da Bahia (Central), falou sobre a aula de campo. “Aprendi muito sobre a história do nosso Estado e achei muito importante essa iniciativa do CJCC em nos incentivar a visitar e valorizar os museus da cidade”, revelou.

Interior 
No município de Firmino Alves (385 km de Salvador), o Centro Educacional Monteiro Lobato e o projeto Escolas Culturais realizam, a partir desta segunda-feira (12), das 8h às 22h, o projeto “Cuide-se Bem”. A programação contará com sessão de cinema com o filme “Café com Canela”, roda de conversa e palestra. As atividades prosseguem nos dias 13 e 14 de agosto com grafitagem, intercâmbio esportivo e sessão de cinema.

 

Notícias Relacionadas