Artes poética e patrimonial estão entre os destaques do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual

Palavras-chave:

A poesia, a literatura e a fotografia são alguns dos recursos utilizados pelos estudantes da rede estadual para falar sobre o patrimônio e a diversidade da Bahia e até mesmo do Brasil, por meio dos projetos Tempos de Arte Literária (TAL) e Educação Patrimonial e Artística (EPA). Estes são dois dos destaques do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que será realizado de terça a quinta (21 a 23), da semana que vem, com entrada gratuita, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Encontro, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, terá a participação de 4 mil estudantes expositores, que além dos projetos de arte e cultura, a exemplo do TAL e do EPA, também virão de várias partes da Bahia, para apresentar os projetos de ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação.

>> Confira toda a programação do Encontro Estudantil

Todos estes projetos foram desenvolvidos nas escolas ao longo do ano letivo de 2016 e passaram pela seletivas escolares e territoriais. O Encontro Estudantil marca a culminância destes projetos, que são promovidos pela Secretaria da Educação do Estado para dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem. 
 
O TAL reafirma a experiência literária, a criatividade, a consciência crítica e social dos estudantes, além de exaltar a diversidade literária e cultural do Estado. Entre as produções, os estudantes apresentam narrativas, poemas, cordéis, crônicas, prosas, contos, cartas literárias e textos ficcionais, abordando temas dos mais diversos. Os finalistas irão se caracterizar de diferentes personagens para a apresentação desta experiência literária, na terça-feira (21), às 16h, no nível 6, da Arena Fonte Nova, quando serão avaliados por especialistas. Como parte da programação, os estudantes irão prestar uma homenagem aos 170 anos do poeta Castro Alves.
 
No EPA, os visitantes que forem ao nível 6 da Arena Fonte Nova, durante o 5º Encontro Estudantil irão se deparar, das 8h às 18h, com álbuns que se constituem como produtos das aventuras pela “caça” ao patrimônio. Reunindo textos e imagens, esses álbuns desvendam o patrimônio histórico e artístico e as manifestações culturais dos municípios baianos nas percepções estudantis.
 
A coordenadora dos projetos de arte e cultura da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, fala sobre o alcance do EPA no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “O EPA aviva o debate e incrementa as relações e as práticas patrimoniais e culturais da juventude, nos campos da história, da memória da arte, com vistas à identificação e reconhecimento do patrimônio baiano, à preservação da memória cultural, à apropriação da história e da cultura e à democratização dos espaços e saberes históricos”, avalia.
 
Além do TAL e do EPA, o Encontro envolverá ainda os seguintes projetos: Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Artes Visuais Estudantis (AVE), Produção de Vídeos Estudantis (PROVE), Mostra de Dança Estudantil (DANCE), Encontro de corais (ENCANTE), Festival Estudantil de Teatro (FESTE) e a Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia (FECIBA). O evento também terá os festivais de judô, xadrez, capoeira e rugbyb, além de basquetebol especial, voleibol, futsal, handebol, basquete e vôlei, dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP).
 
O encontro contará, ainda, com a Feira de Tecnologias Sociais da rede Estadual de Educação Profissional e Tecnológica da Bahia: território e intervenção social e com o Espaço Professor/Empreendedor.  A atividade inclui a tenda digital, além de Simulador de Voo, competições de Robótica e a Caixa Preta, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura.
 
Na programação, ainda, constam o segundo Encontro Estadual de Líderes de Classe, Exposição dos 10 anos do programa Todos pela Alfabetização (TOPA), contação de histórias, oficinas indígenas, apresentação de fanfarra e Transmissão do evento, ao vivo, para os estudantes das telesalas de aula do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC). A atividade marcará, ainda, os lançamentos da Plataforma Anísio Teixeira e do Programa ‘Nas Ondas da Rede’ da Rádio Anísio Teixeira, a realização de palestras sobre a vida e obra de Anísio Teixeira, bem como de apresentações sobre o Instituto Anísio Teixeira e centros de formação de profissionais da Educação do país.
 
Saiba mais sobre o 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br

Notícias Relacionadas