Arte e cultura marcam a comemoração do Dia do Estudante nas escolas de rede estadual

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
O Dia do Estudante, comemorado, nesta sexta-feira (11), foi marcado por diferentes atividades artísticas, esportivas e culturais em várias escolas da rede estadual, na capital baiana e em cidades do interior. Os alunos aproveitaram a data para realizar eventos recreativo-culturais, trazendo para o pátio das unidades performances musicais, de teatro e de dança, além de gincanas e jogos esportivos.
 
A maioria das unidades escolheu a data para realizar a culminância da fase escolar dos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, entre os quais: o Festival da Canção Estudantil (Face) e o Tempos de Arte Literária (TAL). Os projetos desenvolvidos pela SEC têm o objetivo de incentivar o protagonismo estudantil e o desenvolvimento das diversas expressões da arte no currículo escolar.
 
No Colégio Estadual Rotary, em Feira de Santana, a culminância dos projetos foi realizada no turno vespertino. “Esta é uma ótima oportunidade para mostrar como a arte e a cultura dinamizam o ambiente escolar e como a participação nestes projetos contribuem para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes”, destacou o diretor Arivaldo Vieira de Santana.
 
Nos Colégios Estaduais Camilo de Jesus Lima e Anísio Teixeira, em Potiraguá, no centro sul baiano, os estudantes também participaram dos Projetos Estruturantes, FACE, TAL, AVE, PROVE e EPA. O mesmo aconteceu no Colégio Estadual José Palles Sobrinho, em Encruzilhada, localizada no centro sul da Bahia, onde os estudantes realizaram apresentações do Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), etapa escolar dos projetos estruturantes 2017. Assim também aconteceu no Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, em São Miguel das Matas.
 
A data foi comemorada de forma muito especial pelos estudantes do Colégio Estadual Coronel Cândido Silveira, no município de Aracatu, região sudoeste da Bahia. Uma vasta programação marcou o dia do estudante, com diversas atividades. Os estudantes dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP),  por exemplo, participaram dos jogos de voleibol, futsal e baleado. Para quem curte cinema, teve a exibição de filmes nos turnos matutino e vespertino. Outros participaram ainda da Caça ao Tesouro e, para finalizar, as apresentações musicais com os alunos do FACE.
 
No Colégio Estadual Balbino Muniz Barreto, em Ubaíra, foi realizado o projeto Educação para a Saúde, envolvendo toda comunidade escolar. No município de Abaré, os Colégios Estaduais Josefina Gomes de Araújo, Santo Antônio de Abaré, além do Aldeia Pambu, o destaque foi para as culminâncias dos projetos estruturantes. Em Chorrochó, Glória, Macururé, Paulo Afonso e Rodelas, o dia foi de muita comemoração e realização das culminâncias.
 
O clima também foi animado durante as apresentações finais dos projetos Estruturantes do Centro Educacional Monteiro Lobato, em Firmino Alves, localizado no sul baiano, que marcou a semana do estudante com um show de arte e cultura.
 
O colégio Estadual Ruy José de Almeida, localizado no município de Lage, resolveu comemorar a data de uma forma diferente. Uma partida de futsal entre a seleção de professores e funcionários x seleção de estudantes animou os estudantes. 

Notícias Relacionadas