Alunos da rede estadual são certificados em programa da Ford

Os 95 alunos da primeira turma do Programa Ford de Educação para Jovens, que selecionou os participantes na rede estadual de ensino, receberam os certificados em evento, nesta segunda-feira (4), no Teatro da Cidade do Saber, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Também nesta segunda, foram entregues a estudantes mochilas ecossustentáveis. 
 
Inspirado no programa Educar para Transformar, do Governo do Estado, o programa educacional da Ford foi lançado, em outubro de 2015, em evento com a presença do governador Rui Costa. A iniciativa contemplou alunos com idade entre 17 e 21 anos, que fizeram cursos em áreas técnicas e comportamentais, coordenados pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) para a inserção no mercado de trabalho. 
 
Nas aulas, os participantes receberam orientações sobre a forma de se comportar no ambiente de trabalho, reforço em matérias como Português, Matemática e Inglês. As atividades incluíram capacitação técnica para formação como auxiliar de eletricista, auxiliar administrativo, auxiliar de mecânico de automóveis e auxiliar de mecânico de máquinas industriais. 
 
Além de lanche e transporte, os estudantes foram beneficiados com tratamento odontológico, visitaram a fábrica de automóveis e participaram de palestras com executivos da empresa. Na etapa seguinte, puderam concorrer a vagas do Programa Jovem Aprendiz da Ford.
 
Alunos certificados em programa da Ford
Mochilas ecossustentáveis - O Programa de Educação para Jovens e a entrega das mochilas ecossustentáveis fazem parte das iniciativas de responsabilidade social da Ford, com o apoio da entidade Ford Fund, braço filantrópico da marca no mundo. De acordo com informações da empresa, dez mil mochilas são doadas anualmente a alunos da rede municipal de ensino de Camaçari. 
 
Realizado em parceria com a organização não governamental (ONG) Projeto Axé, o Programa de Mochilas Ecossustentáveis é uma ação que atende, ao mesmo tempo, os aspectos educacional, ambiental e social. Através da iniciativa, a Ford completa, em 2016, a doação de 30 mil mochilas a estudantes da rede municipal. 
 
As mochilas são produzidas reaproveitando antigos uniformes de trabalhadores da Ford, que passam pelo processo de higienização para a reciclagem. A confecção é feita por mulheres em situação de vulnerabilidade social, em Camaçari e Salvador, que são treinadas em aulas de modelagem, corte e costura, abrindo nova perspectiva de geração de renda. 
 
O presidente mundial da Ford Fund, Jim Vella, e o presidente da Ford América do Sul, Steven Armstrong, participaram da cerimônia no Teatro da Cidade do Saber. “É uma satisfação celebrar essas iniciativas que integram o programa global chamado Operação Mundo Melhor. Essa é uma abordagem importante voltada para as comunidades de todos os lugares onde a empresa opera”, disse Jim Vella.

Notícias Relacionadas