Alunos da rede estadual disputam etapas regionais e final do Jogos Estudantis da Rede Pública

Fotos: divulgação
Estudantes da rede estadual estão mobilizados em torno das etapas regionais e final dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) 2018. Nestas quinta (25) e sexta-feira (26), as atividades acontecem no Colégio Estadual Edvaldo Flores, no município de Santana, ligado ao NTE 23 (Polo Bacia do Rio Corrente). Alunos das unidades escolares pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação (NTE) 13 (Polo de Guanambi) também participaram, nesta quinta-feira, da competição. O JERP é uma ação de fortalecimento e fomento da cultura corporal no currículo da Educação Básica, realizado anualmente, em consonância com os compromissos do Programa Educar para Transformar, da Secretaria da Educação do Estado.

A estudante Drielly Ramada, 16, 2º ano, do Colégio Estadual Edvaldo Flores, que disputa a final do JERP do NTE 23, na modalidade “Baleado Misto”, considera a realização do campeonato estudantil um dos melhores momentos do ano letivo. “A gente se envolve muito, é o melhor campeonato que existe e sem falar que contribui para que a gente se interesse mais pelos estudos porque para participar dos jogos temos que ser bons alunos”.

A colega Celeste Oliveira, 18, 3º ano, que está disputando na modalidade “Vôlei Misto”, fala sobre a sua ligação com o esporte e a melhoria do seu desempenho escolar. “Gosto muito de esporte. Faço futsal também. Acho muito importante o envolvimento dos jovens com atividades esportivas porque contribui para que sejamos pessoas mais concentradas e disciplinadas, e isto reflete nos estudos. O JERP é um projeto que fortalece também a nossa saúde mental e física”.

Ação educativa
Organizado pela Secretaria da Educação da Bahia, por meio de cada um dos 27 NTEs, o JERP envolve, anualmente, estudantes e professores de escolas das redes públicas federais, estaduais e municipais da maioria dos municípios baianos. A diretora do Colégio Estadual Edvaldo Flores, Eliete Leão, fala sobre a importância do JERP. “É um projeto que exerce o papel fundamental de fortalecer a ação educativa na escola, tendo como foco a cultura corporal. Os estudantes se envolvem bastante e melhoram o processo de ensino e aprendizagem, já que ter um bom desempenho escolar é condição para a participação nos jogos”.

A disputa da etapa final entre os estudantes de colégios ligados ao NTE 13 também aconteceu nesta quinta-feira (25), com jogos no Ginásio de Esportes, na Quadra Poliesportiva da UNEB/Campus XII e no Estádio 2 de Julho. No dia 30 será a vez dos colégios do Polo de Caetité participarem dos jogos, que vão ser realizados no Ginásio de Esportes Professor Hélio Negreiros, Quadra Esportiva de Feira Velha, Quadra Esportiva da COOPEC, Quadra Poliesportiva do IEAT e Estádio Paulo Souto.