Alfabetizandos do Topa recebem óculos de grau gratuitos

Palavras-chave:
Com o objetivo de proporcionar uma melhor visão para os beneficiados do programa Todos Pela Alfabetização (Topa), contribuindo no processo de ensino e de aprendizagem, 73 alfabetizandos receberam óculos de grau gratuitos, nesta terça-feira (28), no Colégio Estadual Polivalente, no município de Paulo Afonso. A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias Estaduais da Educação e da Saúde, por meio do programa “Saúde Sem Fronteiras”.
 
Fotos: Divulgação
De acordo com a coordenadora geral do Topa na Bahia, Elenir Alves, a parceria acontece desde 2008 e é muito importante para os alfabetizandos. “Entendemos que as consultas oftalmológicas, cirurgias e o fornecimento de óculos são ações pedagógicas que vão além da saúde, pois, os nossos alunos têm uma faixa-etária acima de 45 anos e a maioria necessita do uso de óculos para ter condição de aprender a ler e escrever”, destaca.
 
De acordo com a supervisora do Topa da região de Paulo Afonso, Érika Feitoza, antes da entrega dos óculos os estudantes passam por avaliações médicas para diagnosticar possíveis problemas de visão. “Muitos deles sentiam dificuldades para enxergar letras, números e imagens e, agora, com o uso dos óculos vão melhorar o rendimento escolar e isso vai refletir diretamente no aprendizado”, afirma a supervisora.
 
O Topa – O Programa Todos pela Alfabetização é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, desde 2007, em parceria com o Governo Federal, e já possibilitou que mais de 1,4 milhão de jovens acima de 15 anos, adultos e idosos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, fossem alfabetizados. Ao assegurar a alfabetização, o Topa também promove resgate da cidadania para jovens, adultos e idosos.

Notícias Relacionadas