Alfabetizandos do Topa participam do 4º Encontro Estudantil e se encantam com as novas aprendizagens

Palavras-chave:
Foto: Geraldo Carvalho Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dona Maria das Dores, 49 anos, veio de Juazeiro para participar das atividades do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), no 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, até esta sexta-feira (04), na Arena Fonte Nova. Desde que chegou em Salvador para o evento, dona Maria das Dores e demais colegas, que estão aprendendo a ler e a escrever por meio do Topa, se emocionam com os novos aprendizados.
 
Uma das novidades foi a oficina de artes. “Fizemos dinâmica, formamos poesias com as letras e brincamos de roda. Elas me ensinaram coisas que eu não sabia. Foi muito boa essa oficina”, avalia. Num depoimento emocionado, Dona Elenice Nunes Silva, 59, da cidade Ipiaú, relatou que está muito feliz pela oportunidade de participar do Encontro Estudantil da Rede Estadual. “Agradeço a Deus por existir o Topa. Eu já sabia alguma coisinha das letras, mas com o Topa aprendi a ler e a escrever de verdade, e estou aqui, nessa festa maravilhosa. Conheci até secretário. Isso foi muito legal”, sorri.
 
Nas oficinas de artes, os alfabetizandos aprenderam técnicas de expressão corporal, concentração, dinâmicas, jogos teatrais, interpretação de texto e trabalharam a ludicidade com brincadeiras, como a criação de frases e pequenas histórias, contadas a partir de letras que eram sorteadas pelas articuladoras.
 
Paula Fernandes, capacitadora da atividade, diz que “a função das oficinas é ajudar os alfabetizandos a interpretar e recitar as poesias que serão apresentadas ao público, no palco do nível 6, da Arena Fonte Nova, nesta sexta-feira”. Paula também explica como foram elaboradas as oficinas. “Criamos várias dinâmicas, como a brincadeira com as letras, para eles trabalharem palavras e uma roda de conversa, para ficarem mais descontraídos diante do público, porque eles são muito tímidos”.

Notícias Relacionadas