Agerba facilita cadastramento de estudantes para meia passagem

A partir desta terça-feira (2), os alunos de curso superior ou médio técnico que moram na Ilha de Itaparica e estudam em Salvador podem se cadastrar também na Prefeitura de Vera Cruz para pagar meia passagem no ferryboat. Desde o último dia 26, o cadastramento era feito apenas no posto da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), no Terminal de São Joaquim, na capital.

Segundo o diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessoa, para se cadastrar, o interessado deve levar fotografia 3 x 4, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e de matrícula e pagar uma taxa de R$ 4,80. “Estamos com um posto no Terminal de São Joaquim e, a partir de amanhã [terça], teremos um posto na Prefeitura de Vera Cruz. Imediatamente será emitida a carteira e o estudante passará a pagar meia passagem”.

Estudante de Engenharia Mecância, na Unifacs, Wagner de Carvalho, 18 anos, diz que as oportunidades são maiores e melhores em Salvador. “No final do mês, a meia passagem alivia o bolso de qualquer um, porque transporte não está barato. O dinheiro que vamos deixar de gastar serve, por exemplo, para imprimir os trabalhos que temos que entregar na faculdade”.

Pessoa informa ainda que a meia passagem é uma reivindicação antiga dos estudantes da Ilha. “O governador determinou que a Agerba tomasse as providências para tornar isso viável. A diretoria colegiada do órgão, por meio da resolução 27, estabeleceu que, a partir de 1º de agosto, os estudantes de curso superior ou técnico de nível médio passaram a ter direito, desde que venham fazer o seu cadastro. Nós emitiremos uma carteira. Serão 44 passagens por mês, duas por dia, de segunda a sexta-feira”.

Fonte: Secom Bahia