Acabam hoje as inscrições para o exame de certificação do ensino fundamental e médio

Os candidatos interessados em fazer o exame de certificação para o ensino fundamental e médio, antigo supletivo, têm até hoje (11) para se inscrever para as provas que acontecem no período de 22 a 25 de fevereiro. Ao todo, 19 escolas da rede estadual estão autorizadas para fazer as avaliações, sendo que quatro delas estão situadas na capital (confira abaixo). As inscrições e marcação de provas são realizadas de acordo com a capacidade de atendimento de cada unidade escolar.

O período de provas e inscrições nos demais meses do ano podem ser conferidos clicando aqui. Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar duas fotos 3x4, carteira de identidade ou carteira de trabalho (original e cópia).

Aplicado pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA), o exame testa o conhecimento dos candidatos em todas as disciplinas das áreas no qual ele pretende obter o certificado. No caso do ensino fundamental, da 5ª a 8ª série, e do ensino médio, do 1º ao 3º ano, o candidato pode se inscrever e ser submetido à avaliação de até três disciplinas por mês.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) garante o direito do indivíduo não ter que frequentar a escola para obter a comprovação de escolaridade. Entretanto, para usufruir desse benefício, é preciso atender a um critério de idade mínima: 15 anos para realizar as provas do ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. O exame é uma forma de obter a conclusão da educação básica.
 
Confira os locais que oferecem CPA na capital:
 
Centro Estadual de Educação Magalhães Netto (CEA)
End: Praça Almirante Coelho Neto, s/n, Barris, tel: 3328-6271
 
Colégio Estadual Governador Roberto Santos
End: Rua Silveira Martins, s/n, Narandiba, tel: 3387-3450
 
Colégio Estadual Zilma Gomes Parente Barros
End: Av. Diva Pimentel, s/n , San Martin, tel: 3389-2122/ 3381-5847
 
Colégio Estadual Hamilton de Jesus Lopes,
End: Av. Junqueira, s/n, Calçada, no antigo prédio da Petrobras,
tel: 3312 2245/ 3313 5212

Notícias Relacionadas