Abertas inscrições para festivais em homenagem aos 171 anos de Castro Alves

A 17ª edição do Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves e o 4º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Castro Alves, promovido, pela Diretoria de Museus (Dimus) da Secult, acontecem no dia 10 de março próximo e terão cinco sairão vencedores da categoria infantojuvenil e cinco na categoria adulto, que receberão prêmios e troféus.
 
A Diretoria de Museus (Dimus) da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), abriu as inscrições para a 17ª edição do Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves e o 4º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Castro Alves, que acontecem anualmente no Parque Histórico Castro Alves, local onde nasceu o poeta baiano em 1847, no município de Cabaceiras do Paraguaçu (Recôncavo). 
 
Dos participantes, cinco sairão vencedores da categoria infantojuvenil e cinco na categoria adulto, que receberão prêmios e troféus. Os festivais serão realizados dia 10 de março próximo e as premiações no dia 14, data dos 171 anos de nascimento do poeta. As inscrições são presenciais, na sede do Parque, na Praça Castro Alves, nº10, ou pelo telefone (75) 3681-1102. 
 
O atendimento acontece de terça a sexta-feira, das 9 às 12h, e das 14 às 17h. Nas declamações, os jurados analisam originalidade (criatividade utilizada para a apresentação do poema), dicção (clareza das palavras pronunciadas na declamação), fluência verbal (correção e a pronúncia das palavras) e fidelidade ao texto (exatidão e o respeito a todos os versos e palavras do poema). Geralmente o júri é composto por professores, historiadores, diretores de teatro, escritores e representantes da Dimus.
 
Os eventos contam com parceria da Prefeitura de Cabaceiras do Paraguaçu e atrações culturais na programação, como grupos culturais de Saubara, ‘Boinho de Painho’ (do PHCA) e Priscila Sales (ambos de Cabaceiras), entre outras. Os festivais reúnem tradicionalmente inscritos de diversas regiões da Bahia. 
A responsável pela Dimus, Fátima Santos, explica que o festival foi criado para homenagear o poeta Castro Alves e incentivar a juventude a usar a poesia para manifestar seus sentimentos. “Os poemas do grande poeta expressam o seu romantismo, o seu amor à pátria, além do intenso sentimento libertário”. Leia mais no site da Dimus/Ipac.
 
Fonte: Ascom Dimus/Ipac

Notícias Relacionadas