“Políticas para a juventude” foi tema desta quarta-feira do Projeto Conexões

A edição desta quarta-feira (14) do Projeto Conexões - Estação do Saber focou em um tema diretamente relacionado ao universo estudantil: “Políticas para a juventude”. Para isso, o encontro virtual promovido pelos Complexos Integrados de Educação (CIEs) – unidades da Secretaria da Educação do Estado (SEC) – levou como convidado o coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes. Mediado pelo coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, o programa pode ser conferido no Youtube.

Na abertura, Robson Costa falou sobre o propósito do programa desta quarta. “Quando falamos de políticas públicas hoje, estamos falando de inclusão social. E, mais do que nunca, com a pandemia, a gente precisa chegar a esses jovens por meio de políticas de Estado que atendam esta juventude não só no mercado de trabalho mas também em seus projetos de vida. Quais os seus sonhos e como o Estado ou a própria escola pode viabilizar isso? Foi sobre isso que debatemos nesta edição do Conexões”.

O convidado Marcius Gomes afirmou que a Bahia é o Estado com maior investimento em ações e projetos para juventude. "Estimular a nossa juventude para o desenvolvimento das diversas linguagens, artísticas, culturais, esportivas, cientificas e do empreendedorismo é, também, garantir o acesso de milhares de estudantes em condições de vulnerabilidade social às oportunidades no mundo do trabalho. Reafirmar o protagonismo da juventude em cenário tão adverso significa refletir sobre o papel e o lugar dos nossos jovens no processo de aprendizagem dessa nova escola".

Sobre os CIEs – Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.