Estudantes e professores da rede estadual participam de encontro virtual para troca de experiências científicas

Palavras-chave:
Estudantes e professores da rede estadual participaram, nesta quinta-feira (23), do encontro “Territórios educativos e suas experiências científicas”, promovido pelo Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). A live, realizada por meio do canal do Youtube da Educação Bahia, contou com a participação do coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, e de educadores ligados à Educação de Tempo Integral, à Educação Quilombola e do Campo, à Educação de Jovem e Adultos e à Educação Indígena.
 
                                          >>Assista à live  
 
Na abertura do encontro, Marcius Gomes falou sobre a importância do diálogo sobre as experiências científicas no sentido de fortalecer a Ciência na rede estadual de ensino. “Entendemos que a Ciência tem como característica a de também tratar temas do dia a dia da sociedade, a exemplo da inclusão e da negação da própria Ciência, como estamos acompanhado a nível nacional. Quanto mais tivermos pesquisadores dedicados à agenda da Educação Científica, certamente estaremos contribuindo para o fortalecimento de uma sociedade mais justa, inclusiva e contemporânea. E este tem sido parte de um processo de ressignificação do Ciência na Escola”.
 
A coordenadora do Ciência na Escola, Patrícia Oliveira, que mediou a live, destacou a integralidade das narrativas sobre as experiências vivenciadas no âmbito da escola. “A escola é um lugar de memórias e identidades, é um lugar de conhecimento, de saberes e fazeres. É um espaço de conhecimento específico e científico e de troca de experiências. E, dentro deste contexto, não poderia deixar de falar na FECIBA (Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia), porque estamos em festa científica com a nona edição, que será realizada em dezembro, de forma virtual, com um número expressivo de projetos submetidos”.   
 
Um relato de experiência foi trazido ao encontro pela ex-estudante de escola Quilombola da rede estadual, Carlúcia Alves, que participou da FECIBA, em 2019, através do grupo de dança Quilombo dos Anjos, e, atualmente, é aluna de Medicina. “Aprendi muito na FECIBA, foi uma experiência muito importante, que me ajudou e continua me ajudando no Ensino Superior. Eu sou muito grata pelas oportunidades que o Estado me deu e continua dando aos estudantes oriundos da rede pública para que possamos alcançar nossos sonhos, como eu, que passei em primeiro lugar em uma universidade pública federal  isso foi uma conquista muito importante para o meu povo”. 
 
Participaram, ainda, os professores Jorge Bugary e Isadora Sampaio, da Educação de Jovens e Adultos; Devys Nascimento Rodrigues, da Educação Quilombola/Campo; Verônica Silva Santos, da Educação Indígena; Valney José, da Educação Integral de Tempo Integral; e a diretora do Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA), Sidenise Estrelado, da Educação Inclusiva.

Notícias Relacionadas