Abertas inscrições para o Programa Missão Pedagógica no Parlamento 2019

Estão abertas até 3 de dezembro as inscrições para o Programa Missão Pedagógica no Parlamento 2019. A ação é promovida pela Câmara dos Deputados com o objetivo de promover a capacitação em educação para a democracia. Podem participar professores, coordenadores, orientadores pedagógicos e diretores de escolas públicas de todo o país.

O ingresso no Missão Pedagógica no Parlamento 2019 se dá por meio da participação no curso “Educação para Democracia e o Parlamento”. São oferecidas 16 vagas por estado, totalizando 432 vagas. A inscrição no curso é feita por formulário eletrônico e as vagas são preenchidas por sorteio. Participarão do Programa Missão Pedagógica no Parlamento os 54 educadores com melhores desempenhos no curso a distância, sendo dois por estado.

O Missão Pedagógica no Parlamento é dividido em dois módulos: Encontro Presencial de 40 horas, que será realizado em Brasília, e Módulo de Aplicação na modalidade de educação a distância, de 50 horas. O programa contempla duas trilhas de aprendizagem para oportunizar o aprendizado sobre cidadania, política, democracia e Poder Legislativo de forma contextualizada e reflexiva e o aprendizado de conceitos e metodologias para a atuação como agente de ações de educação para democracia nas comunidades escolares.

O Encontro Presencial aborda conhecimentos relacionados à democracia e representação, processo de produção das leis, participação do cidadão, conceitos de educação para democracia e letramento político, o papel da escola para a formação democrática e cidadã, e experiências de projetos pedagógicos de intervenção inspiradores. A Câmara dos Deputados arca com as despesas de transporte, hospedagem e alimentação para a participação dos selecionados no Encontro Presencial, em Brasília. Já no Módulo de Aplicação abordada a construção e a aplicação de projetos pedagógicos de educação para democracia no contexto escolar.

Certificado de participação - Os educadores que concluem o programa com êxito recebem certificado emitido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (CEFOR) com carga horária de 130 horas. Os educadores que forem aprovados no curso “Educação para Democracia e o Parlamento”, mas não forem selecionados para participar do Missão Pedagógica no Parlamento, receberão certificado com carga horária de 40 horas.