Estudantes expõem artes visuais em homenagem ao Dia Internacional da Mulher na Assembleia Legislativa

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
‘Imaginário Feminino do Universo Estudantil’. Este é o título da mostra que reunirá 15 obras e duas esculturas de estudantes da rede estadual selecionadas pelo projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), de segunda (5) a sexta-feira (9), no saguão Espaço Cultural Josaphat Marinho, na Assembleia Legislativa (ALBA). A Mostra, que será aberta às 9h da segunda, é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8/3) e revela o olhar estudantil para as identidades de gênero e étnico-racial das brasileiras.
 
De acordo com a coordenadora dos projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, nas obras, os estudantes denunciam várias problemáticas do quotidiano feminino, como a violência contra a mulher e também revelam as belezas e sentimentos femininos como a fé, a esperança e o amor. “Como estaremos na semana de comemoração do Dia Internacional da Mulher, nós buscamos fazer esse recorte e expor obras que trouxessem os olhares dos nossos estudantes sobre o imaginário feminino desde a mãe África à natureza, aos tipos sociais de mulheres e suas ilusões, enfim, para mostrar que, apesar das lutas e persistências, a figura feminina ainda inspira o cuidado, a atenção, a preservação da vida, da memória e tudo isso a partir da perspectiva da arte”, afirmou.
 
Projeto – O projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado nas escolas, tem um caráter educativo, artístico e cultura. Foi concebido a partir de uma perspectiva abrangente, pois envolve os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos - EJA, Ensino Normal e Tecnológico) da rede estadual de educação da Bahia.
 
Dentre os objetivos, o AVE propõe estimular a criação de obras de artes visuais nos contextos escolares, assim como a valorização das expressões culturais regionais; estimular o processo de embelezamento e estetização da escola e da vida; promover exposições dessas obras de arte estudantis nos contextos escolares; estimular a produção artística, buscando compreender a obra de arte como objeto de ampliação do conhecimento, assim como instrumento de mudanças; além de interagir com outras culturas.

Notícias Relacionadas