Estudantes apresentam projetos sobre Astronomia na SBPC em Minas Gerais

Palavras-chave:
 
Fotos: divulgação
Os estudantes Davi Reis,18, e Deivide Moraes, 17, ambos do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual e participantes da oficina “O universo e seus mistérios”, promovida pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, estão apresentando dois projetos na área de Astronomia na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começou no domingo (16) e prossegue até sábado (22), em Belo Horizonte (MG). Em todo o país, foram selecionados seis projetos de Astronomia para participar do evento, sendo dois dos alunos da rede estadual.
 
Davi Reis, que é autor do projeto “Classificação Morfológica de Galáxias Distantes”, fala com entusiasmo da sua participação na SBPC. “Estou muito feliz e gratificado pela oportunidade de participar de um evento deste porte. Desde a sessão de abertura, no domingo, pude perceber o que me espera pela frente nesta semana”. O colega Deivide Moraes comenta a importância de estar presente no evento. “É muito importante para mim participar da SBPC, não apenas para o meu futuro profissional, mas também pelos aspectos culturais, uma vez que este evento possibilita o contato com a diversidade brasileira”.
 
Já Davi Reis,18, também aluno regular do 3º ano do Colégio Senhor do Bonfim é autor do projeto “Classificação Morfológica de Galáxias Distantes”, através do qual foram analisadas fotografias de galáxias coletadas pelo Sloan Digital Sky Survey, ao longo dos últimos anos, e divulgadas ao público pelo projeto Galaxy Zoo, visando a colaboração científica de voluntários na análise dessas imagens.
 
A professora-orientadora dos estudantes do CJCC-Salvador, Aidil Garcez, conta que os alunos “não estão se aguentando de tanta empolgação”, diante da infinidade de possibilidades de conhecimentos, a exemplo do minicurso que de Astronomia do qual estão participando na manhã desta segunda-feira (17). “Para mim, é um orgulho inenarrável ter dois alunos da minha oficina no CJCC, apresentando trabalhos na 69 Reunião Anual da SBPC. Saber que em todo o país foram selecionados apenas seis projetos de Astronomia e dois deles foram dos meus alunos, Davi e Deivide, e o terceiro foi do meu monitor, Nícolas Oliveira, só aumenta o meu orgulho. Percebo que a estima desses alunos está mais elevada, pois participar deste relevante evento científico, cultural e tecnológico possibilita uma troca de experiências muito valiosa para eles”, relata a educadora.
 
Iniciação científica
Os trabalhos de iniciação científica foram desenvolvidos durante os cursos dos Centros Juvenis CJCC – unidades da rede estadual, criadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia com o intuito de diversificar e fortalecer o currículo estudantil da Educação Básica. O trabalho de Deivide Moraes, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, foca nas ondas gravitacionais, “que são ondulações da curvatura do espaço-tempo que se formam através dos mais violentos e energéticos eventos no universo, como sistemas binários de corpos massivos”, como explica o autor.
 
Também serão apresentados para o público da 69ª Reunião Anual da SBPC os projetos Jogo Choices e Robótica Educacional, ambos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista. O primeiro trata-se de um jogo digital sobre hábitos alimentares saudáveis e a importância da prática de atividade física na adolescência e foi criado com o objetivo de divertir e, ao mesmo tempo, chamar a atenção dos jovens para ações do cotidiano que contribuem para a qualidade de vida. O outro traz as primeiras impressões sobre a implantação da robótica educacional no CJCC de Vitória da Conquista e o impacto na vida dos estudantes.

Notícias Relacionadas