Estudantes apresentam projetos na maior Feira de Ciências e Engenharia do país

Palavras-chave:
Foto: divulgação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Projetos de iniciação científica e inovadores desenvolvidos em sala de aula por estudantes da rede estadual de ensino, serão apresentados durante a 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontece a partir desta segunda-feira (20) até o dia 27/3, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). As produções serão compartilhadas com outros estudantes e profissionais das áreas das Ciências e Engenharia de diferentes regiões do Brasil.
 
As produções de iniciação científica buscam obter soluções criativas e eficientes para problemas existentes na sociedade. Alguns dos projetos foram elaborados no âmbito do Projeto Ciência na Escola e outros, por incentivo da Rede de Educação Profissional da Bahia, através da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.    
 
A estudante Ailana Kely de Souza, 19, do curso técnico em Biocombustíveis, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira (CEEP), localizado em Ilhéus, no Sul do Estado, conta que está animada para apresentar o projeto “Análise físico-química e sensorial da farinha de aipo: uma nova alternativa alimentar para os celíacos”. “É a primeira vez que viajo de avião para outro Estado e vai ser uma experiência marcante, porque vou adquirir novos conhecimentos, passar um pouco do que aprendi e fazer contatos com profissionais”, afirma a estudante, que embarcará, neste domingo (19), acompanhada por sua professora e orientadora Margarete de Araújo.
 
A pesquisa foi desenvolvida juntamente com sua colega Rayanne Benevides Santos, 18, que não poderá viajar, mas está torcendo para o projeto ser um dos premiados. “Nosso projeto tem o objetivo de comprovar a eficácia da farinha de aipo e introduzir o produto em uma dieta saudável, assim como analisar os componentes químicos, realizar testes sensoriais e criar uma receita de biscoito, utilizando essa farinha para as pessoas que apresentam intolerância ao glúten”, explica a estudante.
 
Os outros projetos que terão destaque na feira são: “Biomassa de banana verde como fonte alternativa de alimentação – II Fase”, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (CETEP), localizado em Barreiras; “O uso de agrotóxicos na agricultura familiar miguelense: uma relação entre PIBIC e escola”, do Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, de São Miguel das Matas; “Toxicidade de plantas medicinais em larvas do mosquito Aedes Aegypti”, do Colégio Estadual Geovania Nogueira Nunes, de Itatim e o  “Voice Amplifier: Amplificador de voz de baixo custo, para professor da rede pública de ensino”, produzido pelos estudantes do Colégio Estadual César Borges, do município de Valente.
 
De acordo com a coordenadora geral do Programa Ciência na Escola, Shirley Costa, esta é uma grande oportunidade para os estudantes. “A participação deles na FEBRACE amplia o campo de produção do conhecimento, valida seus percursos de pesquisa e os incentiva a desenvolver novos projetos” afirma.

Notícias Relacionadas