Estudantes celebram os 170 anos do poeta Castro Alves

Com muita música e poesia, estudantes da rede estadual de ensino irão homenagear os 170 anos do poeta Castro Alves, que é celebrado nesta terça-feira (14). Os estudantes da Escola Estadual Castro Alves, localizada no bairro da Calçada, em Salvador, participam de sessão alusiva à data, na Câmara Municipal de Salvador, a partir das 9h. A programação inclui apresentação de dança, do coral da unidade escolar, declamação de poesias e uma fala do personagem Castro Alves.

Já os estudantes e professores do Colégio Estadual Ypiranga, localizado no Largo Dois de Julho, em Salvador, participam do XIV Cortejo Poético Dia da Poesia. O evento também marca a homenagem ao Dia da Poesia e ao 170º aniversário do poeta Castro Alves. Os estudantes irão acompanhar o cortejo com a apresentação da fanfarra escolar. O cortejo está programado para sair, às 9h, da Praça da Piedade em direção à Praça Castro Alves, envolvendo recital de poemas e distribuição de folhetins literários. A ação, que acontece desde 2004, é organizada pela Biblioteca Prometeu Itinerante e pelo Coletivo Poesia Além das Sete Praças.

Videoconferência
Como parte das homenagens a Castro Alves, a Secretaria da Educação do Estado realiza, nesta terça-feira (14), das 14h às 17h30, no
Instituto Anísio Teixeira (IAT), a videoconferência “Arte e Cultura nos Contextos Escolares: uma homenagem aos 170 anos de Castro Alves”. A videoconferência será retransmitida para as sedes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

Durante a atividade, também serão passadas orientações para a execução dos projetos de arte e cultura durante o ano letivo 2017. São eles: Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Dança Estudantil (Dance), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante), Festival Estudantil de Teatro (Feste) e Fanfarras Escolares (FE).  Além disso, serão promovidas discussões literárias sobre a vida e obra do poeta Gregório de Mattos, trazendo contribuições para o desenvolvimento da arte literária e da poética nos contextos escolares.

Concurso
Para envolver os estudantes na poética de Castro Alves e no exercício da leitura e literatura, durante o ano letivo de 2016, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promoveu o 'Concurso Festa literária na rede estadual de ensino: 169 anos de Castro Alves'. Foram 17 selecionados entre 121 obras inscritas nos distintos gêneros literários (poesia, prosa, carta e cordel). As apresentações e premiações das criações literárias ocorrem, no mês de outubro, no Sarau Literomusical, na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). Os estudantes selecionados ganharam notebook.