Estudantes da rede estadual celebram a juventude com gincana sustentável em toda Bahia

Fotos: divulgação
Na semana em que é celebrada a juventude, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu uma série de atividades para o fortalecimento de vínculos e do sentimento de pertencimento entre os estudantes da rede estadual e a comunidade escolar. Foram cinco dias dedicados à Gincana Estudantil da Bahia com uma série de atividades, que giraram em torno do tema Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com ênfase no trabalho coletivo para a resolução de problemas.

Em cada uma das unidades escolares da rede estadual, as equipes se dedicaram a cumprir desafios envolvendo 13 temáticas, entre elas Educação Financeira, Programa Bahia sem Fome, Educação Inclusiva, Redução de Resíduos Orgânicos, Economia Solidária e Mudanças Climáticas. Os grupos também tiveram como tarefas apresentações artísticas, culturais e esportivas. As atividades envolveram a participação de estudantes, líderes de classe e jovens ouvidores, além da entrega da Cartilha Digital dos Grêmios Estudantis.

A Gincana Pedagógica do Colégio Estadual de Tempo Integral Águas Termais de Cipó, localizada no município de Cipó, distante 240 quilômetros de Salvador, foi realizada com as turmas do noturno, envolvendo os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Juvenil e Formativo, nas etapas VI e VII, e as turmas do 3° ano transdisciplinar. “As atividades trouxeram diversos benefícios para as turmas, como a melhora na motivação dos estudantes, o estímulo ao protagonismo e a colaboração em equipe, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a aprendizagem de conteúdos de forma lúdica”, avalia a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Lilian Spacca.

Segundo ela, os estudantes da EJA frequentemente enfrentam realidades desafiadoras, o que pode gerar um sentimento de inferioridade e desvalorização. A inserção de metodologias ativas, como a gincana, pode representar uma nova perspectiva para esses alunos, valorizando seu processo educativo e, consequentemente, a qualidade da educação oferecida. O tema da gincana, "CETI e seus encantos: resgate do folclore brasileiro", promoveu a valorização cultural por meio de lendas, brincadeiras folclóricas, trava-línguas e provérbios, além da criação de poesias, vídeos, curta-metragens e danças. A proposta foi aprovada pela estudante Ana Clara dos Santos Bezerra, 17 anos, que cursa o 3º ano do EJA Juvenil. “Já participei de outras iniciativas, mas esta é a melhor, principalmente porque envolveu todos os estudantes do noturno”.

Para garantir uma aprendizagem significativa, foram estabelecidos critérios de avaliação que nortearam a ação pedagógica, como a participação ativa dos estudantes, o cumprimento das regras previamente estabelecidas e o respeito e a cooperação entre os membros das equipes. Será ainda elaborado um relatório para identificar os pontos fortes e fracos dos estudantes, que servirá como norteador de estratégias pedagógicas para futuras atividades.