Estudantes baianos estão na fase final da Olimpíada de Matemática da Unicamp

Palavras-chave:

Estudantes do Colégio Estadual Manoel Macedo Cirilo, localizado no município de São Desidério, e do Colégio da Polícia Militar de Dendezeiros, em Salvador, estão na fase final da 40ª edição da Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), um projeto realizado pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Universidade. O resultado e a convocação dos estudantes foram realizados na segunda-feira (8).

Fotos: divulgação
Neste ano, a Olimpíada de Matemática registrou 2,8 mil equipes inscritas, sendo 225 equipes de 22 estados participaram da etapa final. A equipe do Colégio Estadual Manoel Macedo Cirilo (antigo Presidente Médici), de São Desidério, é formada pelos estudantes Daniel Neves Teixeira; Sarah Santielly Alves da Silva; Tadna Joanna Morais da Silva; e pelo professor Leonny George. Já a equipe do Colégio da Polícia Militar de Dendezeiros, em Salvador, é formada pelos estudantes Enzo Gabriel Rios da Silva, João Gabriel Santana de Oliveira Nunes Santos, João Miguel Ribeiro Neri Alcântara dos Santos e pelo professor Marcos Vinícius Carvalho Galderice. A fase presencial será realizada na Unicamp, em Campinas-SP, no dia 31 de agosto. No dia seguinte à prova, em 1º de setembro, será realizada uma cerimônia de premiação com entrega de medalhas de Ouro, Prata e Bronze, também no campus da Universidade.

Participam da OMU estudantes dos ensinos Fundamental (8º e 9º ano) e Médio de escolas públicas e particulares. Os grupos passaram por duas fases on-line nos meses de abril e maio.

A OMU possui uma proposta original, que se difere de outras competições de Matemática. A participação ocorre em equipes compostas por três estudantes, além de um professor responsável. O objetivo é que os alunos discutam e, juntos, busquem soluções para os problemas e desafios apresentados.

As provas são dissertativas e, além da correção tradicional, também é avaliada a qualidade do texto e argumentação de maneira comparativa. Elas também são divididas em dois níveis: Alfa (para alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental) e Beta (para alunos do Ensino Médio).

Vagas na graduação da Unicamp

Desde 2023, a OMU faz parte do edital de Vagas Olímpicas e os estudantes têm a chance de ingressar na Unicamp sem fazer o vestibular.

O edital prevê ingresso pela OMU nos seguintes cursos: Engenharia Física, Física Médica, Física, Matemática, Matemática Aplicada e Computacional, Matemática (licenciatura), Física (licenciatura), Engenharia de Transportes, Estudos Literários e Farmácia.

Para participar do processo seletivo de vagas olímpicas, o estudante deve chegar à terceira etapa, realizar a prova em grupo e uma outra prova adicional individual - ambas presenciais. O estudante poderá concorrer à vaga na graduação desde que seja premiado com alguma medalha (Ouro, Prata ou Bronze) na prova individual.

Notícias Relacionadas