Estudantes de três Territórios de Educação participam da Etapa Macro Territorial do Encontro Estudantil 2024

Palavras-chave:
 
 
Foto: divulgação

Mais de 1.300 estudantes e professores de 32 escolas estaduais dos núcleos territoriais de Educação do Velho Chico (NTE 2), da Bacia do Rio Grande (NTE 11) e da Bacia do Rio Corrente (NTE 23) estão exibindo seus talentos e habilidades na Etapa Macro Territorial do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação da Bahia 2024, que acontece nesta quarta (4) e quinta-feira (5), no Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande, em Barreiras. O encontro destaca os projetos e iniciativas desenvolvidas por estudantes de escolas públicas estaduais para a seleção dos trabalhos que serão apresentados na Etapa Estadual do Encontro Estudantil, no mês de dezembro, em Salvador.

Izolda Maia, diretora do NTE 11, fala da importância do encontro para estimular a produção estudantil. "Estamos muito felizes por vivenciar momentos como este, em nosso território. Ver nossa rede de educação ativa, com alunos empenhados e apresentando trabalhos brilhantes nos enche de orgulho. Esta é a educação que sonhamos e acreditamos, tendo nossos alunos como protagonistas de suas próprias histórias. Estou muito satisfeita com o que estamos vivendo”.

Durante os dois dias de evento, os estudantes apresentarão 110 projetos, que vão desde mostras científicas inovadoras até performances artísticas. A Etapa Macro Territorial oferece um espaço para que os estudantes demonstrem suas habilidades, destacando programas e projetos estruturantes apresentados na Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (Feciba), nos Seminários Territoriais da Educação Profissional Tecnológica, nas mostras dos Projetos Artísticos e Culturais e, pela primeira vez, nas oficinas do Educa Mais Bahia.

Geovana Machado Guedes, 16 anos, estudante do 2º ano técnico em Agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional Santa Rita de Cássia, apresentará o projeto "Creme de pentear de Mutamba". Este creme visa nutrir, controlar o frizz e prevenir a queda capilar em todos os tipos de cabelo. “É sempre um prazer participar de eventos que destacam o protagonismo juvenil. A oportunidade oferecida pelo Governo da Bahia é crucial para a nossa evolução como alunos. Participar dessas etapas tem sido incrível e transformador e me ajuda a ser uma estudante mais focada”, comentou.

 
 

 

Fotos: Divulgação

Maria Eduarda Ramos de Matos, 18 anos, aluna do 3º ano do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande, está exibindo o projeto "Agroinovação: sistemas autônomos sustentáveis de baixo custo e capacitação em tecnologias alternativas Voltadas à Agricultura Familiar". O objetivo do trabalho é propor tecnologias alternativas para pequenos produtores aumentarem sua produtividade e sustentabilidade. "Participar das etapas anteriores foi uma experiência única, repleta de momentos maravilhosos, amizades incríveis e grandes oportunidades. Nesta etapa, espero adquirir ainda mais conhecimentos e mostrar o desenvolvimento do nosso projeto em prol da sustentabilidade”, relatou.

 

Notícias Relacionadas