Temas relacionados às drogas são discutidos entres estudantes da rede estadual em Mussurunga

A Escola Estadual Raul Sá, situada no bairro de Mussurunga, em Salvador, vem realizando uma série de atividades para discutir a temática das drogas. No dia 28/11, no turno vespertino, será realizada uma nova palestra com a Ronda Escolar. A apresentação da peça teatral Drama de um Apaixonado, do Grupo Força Jovem, seguida de debate com a comunidade escolar, é, também, uma das ações desenvolvidas com o objetivo de atrair a comunidade escolar para dialogar sobre a importância de mobilizar professores, poder público e entidades sociais no combate ao uso de drogas. A atividade está inserida no Projeto Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia, parceria da Secretaria da Educação do Estado com a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A diretora da unidade, Letícia Fonseca, afirma que levar a Ronda Escolar para dentro da escola é realçar seu papel educador, dentro de uma polícia cidadã de proximidade com a comunidade escolar. “É um trabalho muito importante pelo tema que estamos tratando, que deve ser discutido, especialmente, com os nossos adolescentes”.

Além disso, o fato de um grupo de teatro formado por jovens, o Força Jovem, ajudar no debate sobre o combate ao uso de drogas e os seus efeitos “está sendo muito proveitoso”, segundo a gestora do Raul Sá.

A estudante Marcela Vitória Oliveira Dias, 13 anos, 5ª série, se mostra encantada com a mensagem da peça no sentido de conscientizar a todos com relação aos efeitos que as drogas podem causar. “Para que usar drogas se estragam a saúde e envelhecem?”.

A diretora Liliane Fonseca adianta que o Grupo Força Jovem já está montando um novo espetáculo teatral, “para o qual convidaremos os pais dos alunos. Nosso próximo passo, portanto, vai ser trazer as famílias para a discussão”. O Projeto Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia, na unidade escolar, continuará com outras atividades que envolvam toda a comunidade. “Este é um tema que tem que ser debatido permanentemente, não podemos parar”, pontua.

Drama – A peça teatral Drama de um Apaixonado, apresentada pelo Grupo Força Jovem, retrata o desafio de um cantor que prejudicou muito a sua vida por conta das drogas. A proposta cênica envolve cerca de 30 jovens, que participam, também, de debates e dinâmicas.

Projeto – O Projeto Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia foi lançado em julho de 2012, pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba). A expectativa é a de que, em quatro anos, todas as escolas públicas estaduais estejam envolvidas nessa rede de atenção à saúde. O convênio do Estado com a Ufba é firmado diretamente com a Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti, serviço de extensão do Departamento de Saúde da Família da Faculdade de Medicina da Bahia.

O objetivo do projeto é promover a capacitação dos gestores e educadores das instituições educacionais do Estado da Bahia no que diz respeito à prevenção do uso abusivo de drogas.

Notícias Relacionadas