Secretaria realiza sorteio eletrônico para mais de 11.580 vagas da Educação Profissional

Derijane dos Santos Tavares, 21 anos, moradora do Vale dos Lagos, em Salvador, foi uma das contempladas no sorteio eletrônico da Educação Profissional realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, nesta terça-feira (dia 5/02), no Instituto Anísio Teixeira. Foram 128.518 pessoas inscritas para 11.580 vagas, um número recorde quando comparado a 2012, que registrou 115.846 inscrições. Os cursos são oferecidos na forma de articulação subsequente, ou seja, para jovens e trabalhadores como Derijane, que concluíram o ensino médio em escola pública, e voltam a estudar fazendo um curso técnico.

>> Confira aqui o resultado do Sorteio Eletrônico

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

No total, 51 cursos foram disponibilizados, dentre os quais: Técnico em Farmácia, Cuidados de Idosos e em Produção de Moda, que estão sendo ofertados pela primeira vez na rede estadual. As aulas, previstas para começar em 1º de abril, serão ministradas em 61 Centros Territoriais (Cetep) e Centros Estaduais (CEEP) de Educação Profissional, de 62 municípios, nos 27 Territórios de Identidade.

Derijane Tavares foi contemplada para um dos cursos mais concorridos, Técnico em Enfermagem. “Estou muito feliz. Espero muito uma oportunidade de trabalho e este curso vai ser uma porta aberta na minha vida. Sempre quis fazer o técnico em Enfermagem. Este curso é o meu desejo, é o meu sonho, que começou hoje a se realizar”, comemora a aluna.

Maria Lúcia de Jesus, 50 anos, também foi contemplada. Ela vai fazer o curso técnico em Secretaria Escolar. “Na vida aprendi a ser auxiliar de secretaria, por isso resolvi me inscrever neste curso. Eu estou muito feliz. Tenho fé de que vou aprender muito mais e voltar a trabalhar”, emociona-se ao abraçar a filha Bárbara, 28, que a acompanhou. “É maravilhoso ver minha mãe recomeçar”, festeja.

Candidatos acompanharam a realização do sorteio eletrônico no IAT e, também, nas salas das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc) espalhadas pelo interior, por videoconferência. O sorteio, por ser eletrônico, não tem interferência humana evitando assim a “meritocracia” e é auditado por órgãos controladores do Estado, como Ministério Público e Ouvidoria Geral do Estado.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Crescimento – O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, comemorou os resultados que vêm sendo obtidos. Em 2007, eram apenas 4.016 pessoas matriculadas em cursos técnicos de nível médio na Rede Estadual, que já registrava, no final de 2012, mais de 60 mil jovens e trabalhadores beneficiados. “O sentido da Educação Profissional é ter a capacidade, a mobilidade para ofertar cursos que a dinâmica econômica do Estado requer, aumentando a possibilidade de empregabilidade das pessoas. A gente tem consciência de que a oferta ainda é pouca, mas representa um esforço enorme do Estado, que já oferta Educação Profissional em todos os Territórios de Identidade”, afirmou o secretário.

Para o superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, que também esteve presente no evento, os jovens estão percebendo as oportunidades existentes no mundo do trabalho, decorrentes de demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. “Não à toa, em Salvador, os cursos de Edificações, Eletromecânica e Nutrição estão entre os mais procurados. Estes são cursos que respondem ao boom imobiliário e às demandas da Copa 2014”, observa Almerico Lima, ressaltando que, no interior do Estado, os cursos mais procurados foram de Segurança no Trabalho, Enfermagem e Logística, atestando, de um lado, o grande número de oportunidades geradas por grandes obras e, por outro, a expansão da saúde pública para o interior da Bahia.

Pronatec – Durante o sorteio eletrônico, Almerico Lima, apresentou uma novidade: o banco de dados dos não contemplados no atual sorteio foi direcionado para cursos do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e para outros cursos gratuitos que demandem a escolaridade de ensino médio, sempre seguindo a ordem do sorteio. “Isso significa que estas pessoas poderão ser convocadas para fazer cursos de qualificação sempre que houver disponibilidade de vagas. É uma forma de reconhecer e atender ao esforço de quem procura a educação profissional pública, inclusive nos anos anteriores”, afirmou.

Os cursos mais concorridos na capital foram Administração, para o turno noturno, com 155,9 candidatos por vaga e Edificações, com 142,4 candidatos por vaga, também do turno noturno, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira (CEEP), seguido do curso de Eletromecânica, noturno, com 93,9 candidatos por vaga, ofertado pelo CEEP em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira.

Matrícula – A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2013. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, duas fotos três por quatro e histórico escolar. Só serão aceitos Atestados de Conclusão de cursos para os alunos concluintes do ensino médio no ano letivo de 2012.