Secretaria prorroga inscrições para sorteio da Educação Profissional

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia prorrogou para sexta-feira (2/12) as inscrições para os cursos técnicos de nível médio na rede pública estadual. Estão sendo ofertadas 7.844 vagas para os Centros Territoriais e Centros Estaduais de Educação Profissional na capital e interior, na forma de articulação subsequente, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio na rede pública de ensino e quer voltar a estudar e fazer um curso técnico de nível médio. As vagas são para o primeiro e segundo semestres de 2012.

Faça aqui a sua inscrição!

Podem se inscrever apenas pessoas que concluíram o ensino médio em escola pública até o ano de 2011. Ao acessar a página de inscrição, o candidato deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o Centro Territorial e Centro Estadual de Educação Profissional em que deseja estudar. Também deve apontar o turno de sua preferência e optar entre o primeiro e o segundo semestres de 2012.

Sorteio Eletrônico - As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, uma forma democrática de acesso à Educação Profissional. O sorteio será realizado no dia 13 de dezembro, às 15h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Rua das Muriçocas, s/n, Paralela, em Salvador. O sorteio será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e será aberto para acompanhamento de estudantes, pais e mães.

Matrícula - A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá dias 24 e 25 de janeiro de 2012. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos três por quatro. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2012.

Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados. Mas só serão convocados para matrícula, os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas para cada centro e unidade. Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao Centro com os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica efetivarão a matrícula imediatamente após o teste.