Secretaria incentiva participação da comunidade estudantil na XI Bienal do Livro da Bahia

O governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, os secretários da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, e de Cultura, Albino Rubim, participaram da abertura oficial da XI Bienal do Livro da Bahia, nesta sexta-feira (08/11), no Centro de Convenções, em Salvador. Com uma programação diversificada, que segue até o próximo dia 17/11, o evento conta com um estande da Secretaria da Educação que vai realizar uma série de atividades, como oficinas, bate-papos, além de apresentações musicais, recital de poesias e exposição de estudantes premiados em projetos estruturantes da rede estadual de ensino.

“Ficamos muito felizes com o crescimento da Bienal, pois a Secretaria da Educação tem uma parceria histórica com este projeto”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto, destacando os investimentos da Secretaria no sentido de estimular a participação dos estudantes e professores. A Secretaria disponibilizou transporte e entregou vales-livros no valor de R$ 50,00 para estudantes e de R$ 120,00 para professores. “Temos a expectativa que, em torno de quatro mil alunos, possam visitar e participar da programação da Bienal”, explica.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Com 385 expositores em 16 mil m2, a Bienal se torna um espaço de descobertas e conhecimento. “Estou participando pela primeira vez e minha expectativa é de conhecer nossos escritores. Apesar de estar à procura de um livro da autora Mel Fronckowiak”, diz o estudante Erick Matos Silva, do 9º ano, do Colégio Estadual Padre Palmeira.

Já o estudante Wesley Almeida, 8ª série, do Colégio Jutahy Magalhães Jr. destaca a variedade de livros para escolher. “Estou adorando. A gente fica em dúvida qual livro levar”, falou.

Entre as primeiras apresentações da Bienal, o repentista Bule-Bule fez algumas músicas de improviso e puxou aplausos dos visitantes. Após o show, falou da importância do evento para incentivar a leitura. “É muito importante o que estão realizando aqui”, enfatizou.

Programação - Os estudantes que visitarem a Bienal, poderão participar de espaços como Café Literário, Baú de Histórias, Território Jovem e da Praça do Cordel e Poesia, além de ter acesso a autores consagrados, como João Ubaldo Ribeiro, e a todo o acervo bibliográfico da Bienal.

Na Bienal, os estudantes vão poder ter contato com a língua portuguesa de forma lúdica. A oficina PalavrAção pretende trabalhar com palavras e imagens na construção de uma nova forma de escrever, buscando o diálogo entre tecnologias antigas e contemporâneas. A produção de um cartão de mensagens, além de um grande livro de estórias trará o resultado do aprendizado. Ao final da Bienal, as produções serão enviadas para os participantes por endereço eletrônico, redes sociais e Correios.  A oficina PalavrAção será ministrada por professores e monitores do Centro Juvenil de Cultura e Ciência (CJCC), nos dias 11, 12, 13 de novembro, das 10 às 12h.

"Estou participando pela primeira vez e minha expectativa é de conhecer nossos escritores." -  Erick Matos

O público que visitar a Bienal também conhecerá o Boneco do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), projeto da Secretaria da Educação, com foco na Educação Integral. O personagem foi produzido com papelão reaproveitado durante oficina de papéis interativos do Centro Juvenil. O boneco tem acoplada uma televisão onde serão transmitidas as produções dos estudantes da rede estadual.

Arte, música e poesia - Os estudantes da rede estadual também protagonizarão momentos lúdicos durante a Bienal. Os alunos premiados no projeto Tempos de Arte Literárias (TAL) recitarão textos da própria autoria, em rodas literárias que acontecem na Praça de Cordel e Poesia. As conversas contarão com a parceria do Grupo de estudo e pesquisa em educação e linguagens da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que também levará aos participantes da Bienal a oficina Sussurros de Palavras, com a professora Lícia Beltrão. Na oportunidade, serão expostos materiais produzidos por estudantes nos projetos de arte-educação desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

A Bienal contará, ainda, com a presença de estudantes compositores e intérpretes finalistas do Festival Anual da Canção Estadual (Face), que apresentarão canções ao público. Na ocasião, os visitantes poderão apreciar uma exposição com 40 obras desenvolvidas no projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), levando uma amostra da produção dos estudantes da rede estadual em temáticas diversas.  O público poderá participar, ainda, da oficina de grafite, ministradas pelo artista Pablo de Jesus, ex-estudante da rede estadual e autor da obra O Dom da Vida na edição de 2011 do AVE. A pintura estampou o cartão de final de ano do governador Jaques Wagner.

Palestras - A programação da Secretaria da Educação na Bienal inclui, também, duas palestras que serão ministradas no espaço Território Jovem. O bate-papo acontece na próxima segunda-feira (11/11), às 14h, com o tema “Uso Ético e Seguro da Internet (SaferNet) e Licenças Livres”. As palestras serão proferidas pelos professores Yuri Wanderley (Rede AT) e Rodrigo Nejm (SaferNet).

Já na quarta-feira (14.11), às 15h30, a palestra será "Literatura e mídias digitais: um bate-papo sobre blog e TV". Participam na mesa os professores Raulino Júnior, do Blog do Professor Web, e Toni Couto, da TV Anísio Teixeira.

A programação prevê, ainda, exibição de jogos e vídeos produzidos pela Rede Anísio Teixeira e disponibilizados no Portal da Educação. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o professor Web e seu rap, além dos jogos catalogados no Ambiente Escolar Web.