Secretaria da Educação e Arena Fonte Nova firmam convênio para acesso gratuito de estudantes da rede estadual

Estudante na Arena é Show de Bola. Este é o título do projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia em parceria com a Itaipava Arena Fonte Nova, que vai levar 630 pessoas gratuitamente para assistirem aos sete últimos jogos do Campeonato Brasileiro, realizados aos domingos na Arena. A parceria será oficializada no próximo domingo (29/9), às 15h, uma hora antes da partida entre Bahia e Vasco, no salão de mídia da Arena.

O convênio visa à ampliação do interesse dos estudantes e das famílias pela prática esportiva e pela cultura corporal, promovendo o acesso de alunos e familiares. Neste primeiro jogo, vão estar presentes estudantes da Escola Estadual Ministro Pires e Albuquerque (IAPI) e Colégio Estadual Alfredo Magalhães (Rio Vermelho). No total, 630 pessoas, entre alunos e familiares, serão contempladas.

“A parceria entre a Secretaria da Educação e a Itaipava Arena Fonte Nova contribui para o fortalecimento do Programa de Educação Integral da rede estadual, que tem, entre as suas ações, a prática esportiva. Com isso, o projeto incentiva a frequência escolar e proporciona cultura e lazer”, avalia o subsecretário da Secretaria da Educação, Aderbal de Castro.

Para Marcos Lessa, presidente da Itaipava Arena Fonte Nova, o projeto é uma chance de proporcionar, também cultura e lazer. “Queremos proporcionar uma experiência diferente aos alunos de escolas públicas, aproximando-os da primeira arena multiuso da Bahia, do esporte e dos seus ídolos, incentivando a frequência escolar. Estamos formando os torcedores do futuro”, afirma.

Critérios – Nessa fase do projeto, serão contemplados 280 estudantes, 280 pais (ou responsáveis) e 70 professores das 14 escolas selecionadas, totalizando 630 contemplados para participarem de sete jogos até o final deste ano. Além do critério de oferecer Educação Integral, as escolas que irão participar dos jogos na Arena Fonte Nova proporcionam atividades de esporte e lazer e fazem parte do Projeto de Educação Integral do Estado, integrando o eixo Cultura Corporal. A assiduidade nas oficinas esportivas, também, é decisivo para a escolha dos 20 estudantes de cada unidade contemplada.

A programação de jogos prossegue no dia 06/10 (Bahia x Ponte Preta), 20/10 (Bahia x São Paulo), 27/10 (Bahia x Atlético-PR), 10/11 (Bahia x Atlético-MG), 24/11 (Bahia x Portuguesa) e 08/12 (Bahia x Fluminense).

Consolidação da Educação Integral – A reorientação curricular para a consolidação da Educação Integral, objetivando a diversificação do universo de experiências educativas, científicas, artísticas, culturais e esportivas, é proposta da Secretaria da Educação. “Entendemos que o esporte, por envolver a cultura corporal na aprendizagem, é fundamental neste novo modelo de educação que fomenta a parceria escola e comunidade”, afirma o subsecretário Aderbal de Castro.

Nesse sentido, ressalta, a Secretaria faz uma convocação especial à participação das famílias no cotidiano escolar de seus filhos, articulando, assim, as diversas áreas do conhecimento e atores sociais com vistas à melhoria da qualidade da educação pública. “Essa parceria entre a Secretaria da Educação e a Arena Fonte Nova, certamente, irá fortalecer as oficinas das escolas que oferecem educação em tempo integral”, diz o subsecretário.

Calendário de jogos
29/09 – Bahia x Vasco
06/10 – Bahia x Ponte Preta
20/10 – Bahia x São Paulo
27/10 – Bahia x Atlético-PR
10/11 – Bahia x Atlético-MG
24/11 – Bahia x Portuguesa
08/12 – Bahia x Fluminense

Notícias Relacionadas