Secretaria da Educação do Estado forma mais 213 estudantes em curso de inglês

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia certificou, nesta quarta-feira (10/9), mais 213 estudantes pelo Welcome to Brazil – Curso de Extensão em Língua Inglesa para Estudantes da Rede Pública. A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, na Caixa D´Água, em Salvador, com a participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, além de  estudantes e pais de alunos. A iniciativa é desenvolvida pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), projeto da Secretaria que permite ao estudante contato com as agendas contemporâneas, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
O objetivo principal do curso, que já concluiu a sua terceira turma, é fortalecer a formação dos estudantes e possibilitar maiores oportunidades no ingresso ao mundo do trabalho. “Ações como esta são importantes porque fornecem uma qualidade ainda maior ao processo de ensino e de aprendizagem, garantindo o direito de aprender dos nossos alunos. Com o curso, eles têm, também, mais oportunidades como profissionais”, disse o secretário Osvaldo Barreto, ressaltando a importância do CJCC neste processo. “O Centro Juvenil é um projeto muito exitoso, pois ajuda na diversificação dos currículos”, disse.

As aulas foram ministradas na sede de Salvador, localizada no Colégio Estadual da Bahia (Central), em Nazaré. Para Newton Seixas, coordenador do curso, a iniciativa pode abrir caminhos até mesmo para interesses em outras culturas. “O Welcome to Brazil conseguiu expandir a visão de mundo dos alunos, que é o que acontece quando estudamos outras línguas e culturas. Eles, hoje, pensam mais de forma globalizada. Percebo que podem, inclusive, se interessar por outras línguas”, disse.

Para a estudante Camila Pires, 15 anos, aluna do 1º ano do Colégio Central, a oportunidade foi importante por possibilitar conhecimentos que vão ser importante na vida profissional. “Hoje as empresas têm esta exigência. Precisamos saber outra língua. Eu e minhas colegas gostamos muito de participar deste curso gratuito. Agora quero aprender ainda mais”, disse.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Já para Sebastião Abreu, 17 anos, estudante do 2º ano do Colégio Estadual Alípio França, no Bonfim, o interesse maior de participar veio da vontade de conhecer outros países. “Penso em fazer cursos fora do Brasil. Este sempre foi um sonho, e, com o curso ministrado pela Secretaria da Educação, posso começar a pensar nesse meu objetivo. É muito gratificante esta oportunidade de estar aqui agora”, analisou o aluno.

Welcome to Brazil – O curso possibilita a formação dos estudantes em inglês básico. As aulas acontecem no decorrer de quatro períodos de 68 horas/aula, totalizando 272 horas de curso, além de aulas de reforço e fixação. O método utilizado é o do Communicative Approach, da Oxford University.

CJCC – Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) promovem educação complementar de forma lúdica, em ambientes interativos e atrativos, visando ampliar o acesso da juventude baiana às temáticas culturais e científicas contemporâneas, especialmente com a realização de cursos e oficinas. Além da unidade de Salvador, o CJCC conta, também com sede no município de  Senhor do Bonfim.